Conceituando tradição
Data de publicação: 18/12/2014
Georgia Vassimon*

Jogo é divertimento com certas regras, é atividade lúdica, voluntária, com limites de espaço e de tempo, é sair da vida real e entrar no mundo do faz de conta, que tem como objetivo a satisfação, o bem-estar físico e psíquico. Ele faz parte da vida e possibilita diversão, aprendizagem e compreensão dos sentimentos e sensações.
O trabalho com jogos dramáticos em sala de aula tem o objetivo de recuperar a espontaneidade e a criatividade, qualidades essenciais para o agir, utilizando o potencial humano na vida.
A característica de cada grupo deve ser considerada no planejamento e desenvolvimento das propostas. Por exemplo, dirigir um grupo de adolescentes pressupõe muita habilidade, pois são bastante sensíveis e boicotam facilmente uma atividade se percebem que esta não vai ao encontro dos seus interesses. Por outro lado, entram facilmente nas brincadeiras, expressando seus sentimentos e desejos.
Atividade: trabalhar o conceito de Tradição.
Objetivos: conceituar Tradição; recuperar o sentido positivo do tradicional, pois a dicotomia tradicional versus moderno se coloca muito presente hoje em dia; rever o próprio sentido da palavra.
Disposição no espaço: círculo, todos de pé; distribuídos em pequenos grupos; círculo, todos sentados.
Recursos: bola; cartolina; sulfite; canetas hidrográficas.
Aquecimento para todas as faixas etárias: em círculo, jogar a bola um para o outro, lembrando parlendas ou músicas aprendidas com os pais ou avós. Exemplo, aquele que estiver com a bola na mão inicia falando: “Hoje é domingo…” e joga a bola. Quem a recebe continua: “Pé de cachimbo…” e assim sucessivamente até acabar a parlenda. Começa-se outras, para que todos participem.
Continuação com crianças de 6 a 10 anos: após o aquecimento, pede-se para que cada criança escolha uma das parlendas e faça um desenho. Essa atividade pode se estender para uma pesquisa com os pais e avós, livros e CDs, ampliando o entendimento do tema.
Continuação com adolescentes: o professor faz uma ponte entre as parlendas e as músicas e a Tradição oral, apresentando outros aspectos da temática, inclusive o religioso. A partir dessa conversa, o professor propõe um jogo com o objetivo de conceituar Tradição.
Jogo do dicionário: divide-se a turma em pequenos grupos. Cada grupo é motivado a elaborar uma definição para a palavra Tradição, tendo como modelo o dicionário, e a escrever numa tira de cartolina. Ao final da atividade, o professor mistura as tiras, incluindo entre elas a definição convencional. Todas as definições serão expostas, e os participantes devem chegar a uma conclusão do grupo. É importante nesse momento o professor fazer a mediação, sistematizando, organizando e ampliando os conceitos apresentados pelos adolescentes. Pode-se pedir uma pesquisa para se colocar em murais, jornais e feiras sobre as tradições da família, da escola e da comunidade ou sobre as tradições religiosas.
* Pedagoga, especialização em Psicodrama e Psicopedagogia, coordenadora do Getep (Grupo de Estudos e Técnicas Psicodramáticas) e professora de Psicopedagogia no SEDES. Getep – Fone: 3872-0750 – E-mail: getep@terra.com.br
Fonte: Diálogo 26 - Mai/2002
Postado por: Diálogo
Veja Também

O Comitê do Patrimônio Mundial decidiu incluir o Conjunto Moderno da Pampulha, localizado na cidade de Belo Horizonte, na Lista do Patrimônio Cultural da Humanidade.

Passeando por um bosque, um homem viu uma raposa aleijada, que perdera as patas.

O pânico passa por uma estrutura fisiológica e cerebral que dispara as crises e reações mais ou menos intensas de ansiedade e medo, levando as pessoas até mesmo ao isolamento social.

Em ritos sagrados dançantes e esportivos, e em treinamentos de exércitos, sempre foram usadas esferas e bolas de várias matérias-primas e diversos significados e objetivos.

O Parque Nacional das Sete Cidades, um conjunto de monumentos naturais situado entre os municípios de Piracuruca e Piripiri