A solução do problema

Data de publicação: 14/06/2019

Passeando por um bosque, um homem viu uma raposa aleijada, que perdera as patas. Perguntava então como é que o animal conseguiria sobreviver. Viu aproximar-se um tigre que levava um pedaço de carne na boca e depositou sua presa bem diante da raposa.
No dia seguinte, Deus alimentou novamente a raposa por meio desse mesmo tigre. O homem começou a se admirar da incomparável bondade divina e pensou consigo: Vou deixar-me ficar quieto, num cantinho, e esperar que Deus me alimente. Assim pensou e assim fez.
Durante alguns dias nada aconteceu, e o pobre homem, muito enfraquecido, estava quase às portas da morte, quando ouviu uma voz que lhe dizia: Você, que está nas sendas do erro, abra os olhos à verdade. Siga o exemplo do tigre generoso e não queira imitar a pobre raposa aleijada.
O homem, então, saiu de seu retiro e foi à cidade. Pelas ruas, viu uma menina, mal vestida e tiritando de frio, à procura de quem lhe desse algo para comer. Irado, pensou consigo: Deus, onde você está que permite uma coisa destas? Por que não faz nada para solucionar este problema? Não se ouviu resposta alguma.
De volta à casa, porém, e quando adormecia, o homem ouviu essas palavras do Senhor: Certamente, já fiz uma coisa por aquela menina: fiz você!
(História de Sádi, místico árabe)
Mãos à obra
•    Convide os alunos para sentarem-se em círculo para uma roda de conversa. Leia para eles a primeira história. Pergunte: O que vocês sentiram ao ouvir esta história? O que ela nos ensina?
•    Depois conte a segunda história. Dialogue com os alunos: caminhando pela cidade vemos pessoas morando nas ruas, em situação de pobreza, de carência até do necessário para viver com dignidade. O que você pensa disso? Qual a solução para esse problema?
•    Você, alguma vez, já ajudou alguém que estava passando necessidade? Conte como foi.

Fonte: Diálogo n 90 Abril/Jun 2018
Postado por: Diálogo




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Pampulha Patrimônio Mundial da Unesco
O Comitê do Patrimônio Mundial decidiu incluir o Conjunto Moderno da Pampulha, localizado na cidade de Belo Horizonte, na Lista do Patrimônio Cultural da Humanidade.
Transtorno do pânico O que fazer?
O pânico passa por uma estrutura fisiológica e cerebral que dispara as crises e reações mais ou menos intensas de ansiedade e medo, levando as pessoas até mesmo ao isolamento social.
A magia da bola e sua origem sagrada
Em ritos sagrados dançantes e esportivos, e em treinamentos de exércitos, sempre foram usadas esferas e bolas de várias matérias-primas e diversos significados e objetivos.
As sete cidades lendárias
O Parque Nacional das Sete Cidades, um conjunto de monumentos naturais situado entre os municípios de Piracuruca e Piripiri
As sete cidades lendárias
O Parque Nacional das Sete Cidades, um conjunto de monumentos naturais situado entre os municípios de Piracuruca e Piripiri
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados