Simpósio de Ensino Religioso
Data de publicação: 30/08/2013
O evento teve o objetivo de sistematizar a discussão sobre a relação entre o Ensino Religioso e a Ciência da Religião como área do conhecimento e contou com a participação de educadores e estudiosos do Ensino da Religioso de 50 cidades de 19 estados do Brasil e representaram a diversidade regional, cultural e , também, a diversidade religiosa do povo brasileiro.
Para o professor Sérgio Junqueira, membro do conselho editorial da Revista Diálogo, a proposta do simpósio não foi simplesmente fazer uma reunião acadêmica, mas, de fato, comemorar os 18 anos da revista. “A Revista Diálogo é uma revista que foi gestada e refletida no tempo dos encontros nacionais de ensino religioso, nas décadas de 1970 e 1980. O Ensino Religioso vem sendo discutido no Brasil para sair de uma proposta doutrinal, que teve seu tempo, sua contribuição e cenário, para uma perspectiva antropológica, interconfessional, que foi uma resposta à mudança educacional. Porém, que muda não é o Ensino Religioso, quem muda é a educação”, destacou.
Para a diretora de redação da Revista Diálogo, irmã Maria Inês Carniato, a diversidade regional, cultural e religiosa dos participantes trouxe ao simpósio experiências e expectativas para serem compartilhadas e que enriqueceram o encontro. “O evento é histórico, ainda, pelo encontro dialógico entre a área acadêmica de Ciência da Religião e o componente curricular da educação básica, ensino religioso. Este encontro é o sonho e a conquista que almejamos para a escola, para a educação brasileira”, afirmou.
Fonte: Revista Diálogo
Postado por: Diálogo
Galeria de Imagens ver mais
Veja Também

Na atualidade, constata-se uma fragilidade de lideranças que sejam referenciais, pois os parâmetros de conduta são estipulados por interesses alheios, especialmente por aqueles que se arrogam o direito de dirigir e controlar o agir do outro.

Nas duas últimas décadas, verifica-se significativo avanço da violência no contexto internacional e brasileiro, desvelando um cenário que se manifesta em diferentes espaços e contextos.

A educação atual passa por uma crise de valores, práticas pedagógicas e formação docente, o que causa nos professores um enorme desgaste emocional.

Um dos principais desafios enfrentados pelo Ensino Religioso é a falta de conhecimento claro de sua identidade e objetivo, por parte dos familiares dos alunos que, não raro, temem ver seus filhos alvos de discriminação ou de proselitismo.