Sugestões para estudo
Data de publicação: 21/05/2014
Nesta seção, apresentamos sugestões para o seu estudo pessoal e para o trabalho com crianças, adolescentes e jovens.
Kadosh – Laços sagrados, de Amos-Gitai (1997)
• O judaísmo ultra-ortodoxo na perspectiva das mulheres de uma comunidade tradicional.
Kundun, de Martin Scorsese (1997)
• Filme sobre o budismo tibetano, centrado na figura do Dalai-Lama.
O pequeno Buda, de Bernardo Bertolucci (1993)
• A história do príncipe Siddhartha Gautama e as origens do budismo.
Os Mucker, de Jorge Bodansky e Wolf Gauer (1978)
• História real sobre fé e crendice popular passada em Santa Catarina.
Santo forte, de Eduardo Coutinho (1999)
• Católicos, espíritas e evangélicos e a comunicação direta com a divindade.
Para entender as religiões – John Bowker – Editora Ática
Religiões – Respostas para as perguntas do homem moderno – Editora Mundo e Missão
Para o estudo:
Diálogo de pássaros – Nos caminhos do diálogo inter-religioso – Faustino Luiz Couto Teixeira (org.) – Paulinas Editora.
Em que crêem os que não crêem? – Umberto Eco e Carlo Maria Martini – Record
• A grande pergunta deste livro é: o posicionamento ético depende da religião?
O que é religião? – Rubem Alves - Editora Brasiliense
O enigma da religião – Rubem Alves – Papirus
Projeto de Ética Mundial – Uma moral ecumênica em vista da sobrevivência humana – Hans Küng – Paulinas Editora.
Deus: ilusão ou realidade? Jung Mo Sung – Editora Ática
• Com uma linguagem fácil, torna-se apropriado também para alunos de 8a.série em diante.
Teologia do cotidiano – Meditações sobre o momento e a eternidade – Rubem Alves – Editora Olho d’Água
• São pequenas histórias, pode-se trabalhar com alunos, pais e professores.
Um Deus para hoje – André Torres Queiruga – Paulus
Para compreender a especificidade do Ensino Religioso
Temas transversais e educação em valores humanos – Ana Amélia Inoue, Regina de Fátima Migliori e Ubiratan D’Ambrosio – Editora Fundação Peirópolis
•Este livro não trata do Ensino Religioso, mas possibilita o entendimento da educação em valores e dos temas transversais como responsabilidade da educação como um todo.
cd’s
Artista: Legião Urbana
CD: Como é que se diz eu te amo
CD 1:
Música: Geração Coca-Cola
• Visão de mundo, a juventude diante dele.
Música: Monte Castelo
• Sobre uma postura ética, a partir de uma das cartas de São Paulo.
Música: Os Anjos
• Visão de mundo.
Música: Quando o sol bater na janela do teu quarto
• Há uma esperança.
CD 2:
Música: Índios
• Visão de pessoa humana diante do amor e dos valores, comparados a vida e valores indígenas.
• Ambos trabalham de maneira emocionante o valor da amizade e da união. Oportunizam a discussão sobre a diferença, a família, entre outros.
Para falar de Deus/do Transcendente, podemos partir de um tema como a morte, a alegria de viver e o amor humano. Escolhido o tema-chave, você poderá explorá-lo em desenhos como:
A Bela e a Fera
A morte: o homem transformado em fera já está morto, pois encontra-se aprisionado como fera. Encantado com o amor de Bela, ao morrer, volta à vida.
A alegria: Bela transforma em alegria o castelo e as relações que nele se estabelecem.
O amor humano: O amor de Bela faz acontecer a mudança, a volta à vida.
Branca de Neve e os Sete Anões
A morte: também neste desenho é possível reverter a morte. Branca de Neve acorda com um beijo.
A alegria: Branca de Neve, apesar da vida sofrida com a madrasta (morte da mãe e do pai), é sinal de alegria transformando assim a vida dos Sete Anões.
O amor humano: o amor do príncipe é fonte de vida para Branca de Neve.
Bambi
A morte: neste desenho a morte é tratada de forma bem direta, é comum que as crianças fiquem sensibilizadas, por isso é preciso preparar bem a seqüência do trabalho. A mãe de Bambi morre no início do filme e não há volta, como sugerem os outros desenhos citados aqui.
A alegria: é no companheirismo que Bambi vai reencontrar o prazer de viver.
O amor: a amizade, o cuidado de uns pelos outros são ressaltados neste desenho.
Tradições Religiosas/ Religião
Filmes
Kadosh – Laços sagrados, de Amos-Gitai (1997)• O judaísmo ultra-ortodoxo na perspectiva das mulheres de uma comunidade tradicional.
Kundun, de Martin Scorsese (1997)
• Filme sobre o budismo tibetano, centrado na figura do Dalai-Lama.
O pequeno Buda, de Bernardo Bertolucci (1993)
• A história do príncipe Siddhartha Gautama e as origens do budismo.
Os Mucker, de Jorge Bodansky e Wolf Gauer (1978)
• História real sobre fé e crendice popular passada em Santa Catarina.
Santo forte, de Eduardo Coutinho (1999)
• Católicos, espíritas e evangélicos e a comunicação direta com a divindade.
Livros
Para o trabalho:Para entender as religiões – John Bowker – Editora Ática
Religiões – Respostas para as perguntas do homem moderno – Editora Mundo e Missão
Diálogo de pássaros – Nos caminhos do diálogo inter-religioso – Faustino Luiz Couto Teixeira (org.) – Paulinas Editora.
Em que crêem os que não crêem? – Umberto Eco e Carlo Maria Martini – Record
• A grande pergunta deste livro é: o posicionamento ético depende da religião?
O que é religião? – Rubem Alves - Editora Brasiliense
O enigma da religião – Rubem Alves – Papirus
Projeto de Ética Mundial – Uma moral ecumênica em vista da sobrevivência humana – Hans Küng – Paulinas Editora.
Na Revista Diálogo:
Nº | Mês/Ano | Tema |
02 | Maio/1996 | A matriz cultural religiosa brasileira; |
03 | Agosto/1996 | O cristianismo no Brasil; |
06 | Maio/1997 |
A violência e as religiões – contribuições para a paz; |
11 | Agosto/1998 |
Religiões e educação – caminhos de aprendizado; |
18 | Maio/2000 |
Ritos e celebrações no contexto da vida; |
21 | Março/2001 | Textos sagrados; |
23 | Agosto/2001 | Vida e morte nas tradições religiosas. |
Cosmovisão
Livros
Para o trabalho:Deus: ilusão ou realidade? Jung Mo Sung – Editora Ática
• Com uma linguagem fácil, torna-se apropriado também para alunos de 8a.série em diante.
Teologia do cotidiano – Meditações sobre o momento e a eternidade – Rubem Alves – Editora Olho d’Água
• São pequenas histórias, pode-se trabalhar com alunos, pais e professores.
Um Deus para hoje – André Torres Queiruga – Paulus
Para compreender a especificidade do Ensino Religioso
Temas transversais e educação em valores humanos – Ana Amélia Inoue, Regina de Fátima Migliori e Ubiratan D’Ambrosio – Editora Fundação Peirópolis
•Este livro não trata do Ensino Religioso, mas possibilita o entendimento da educação em valores e dos temas transversais como responsabilidade da educação como um todo.

Artista: Legião Urbana
CD: Como é que se diz eu te amo
CD 1:
Música: Geração Coca-Cola
• Visão de mundo, a juventude diante dele.
Música: Monte Castelo
• Sobre uma postura ética, a partir de uma das cartas de São Paulo.
Música: Os Anjos
• Visão de mundo.
Música: Quando o sol bater na janela do teu quarto
• Há uma esperança.
CD 2:
Música: Índios
• Visão de pessoa humana diante do amor e dos valores, comparados a vida e valores indígenas.
Para os pequenos
Que tal trabalhar com desenhos?Filmes
Tigrão – O filme e A dama e o vagabundo – Walt Disney• Ambos trabalham de maneira emocionante o valor da amizade e da união. Oportunizam a discussão sobre a diferença, a família, entre outros.
Para falar de Deus/do Transcendente, podemos partir de um tema como a morte, a alegria de viver e o amor humano. Escolhido o tema-chave, você poderá explorá-lo em desenhos como:
A Bela e a Fera
A morte: o homem transformado em fera já está morto, pois encontra-se aprisionado como fera. Encantado com o amor de Bela, ao morrer, volta à vida.
A alegria: Bela transforma em alegria o castelo e as relações que nele se estabelecem.
O amor humano: O amor de Bela faz acontecer a mudança, a volta à vida.
Branca de Neve e os Sete Anões
A morte: também neste desenho é possível reverter a morte. Branca de Neve acorda com um beijo.
A alegria: Branca de Neve, apesar da vida sofrida com a madrasta (morte da mãe e do pai), é sinal de alegria transformando assim a vida dos Sete Anões.
O amor humano: o amor do príncipe é fonte de vida para Branca de Neve.
Bambi
A morte: neste desenho a morte é tratada de forma bem direta, é comum que as crianças fiquem sensibilizadas, por isso é preciso preparar bem a seqüência do trabalho. A mãe de Bambi morre no início do filme e não há volta, como sugerem os outros desenhos citados aqui.
A alegria: é no companheirismo que Bambi vai reencontrar o prazer de viver.
O amor: a amizade, o cuidado de uns pelos outros são ressaltados neste desenho.
Na Revista Diálogo:
Nº |
Mês/Ano |
Tema |
07 |
Agosto/1997 | Deus e a violência – imagens e concepções de Deus |
13 |
Março/1999 |
Como falar de Deus |
Fonte: Diálogo 26 - Mai/2002
Postado por: Diálogo
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