BUSCA

Pesquisa de Autores e Ilustradores

A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z


Carlos Josaphat



Biografia


Frei Carlos Josaphat, frade da Ordem dos Pregadores. Dr. em Teologia, professor de teologia moral, no Brasil, em Paris, em Roma, e, sobretudo na Suíça, na Universidade de Fribourg, onde ensinou por 27 anos, e de que é Professor Emérito. Sua tese de doutorado foi consagrada ao tema da "Ética e Comunicação Social", patrocinada pelo Pe. M. D. Chenu OP, e pelo diretor do jornal Le Monde, Hubert Beauve-Mary (que prefaciou a publicação).
Escreveu umas dezenas de obras, e vários outros escritos, em italiano, espanhol, inglês, alemão, especialmente em francês e português. Tornou-se conhecido por suas posições no campo social, nos anos 60, com a criação do Jornal "Brasil Urgente".
Este se afirmou como porta-voz de um grande movimento de opinião e de ação, em busca de reformas de base para o nosso país. Em seu primeiro número, o jornal trazia um editorial de Frei Carlos, que propunha "um Diálogo por cima dos muros", esperando que se abatessem os muros. Em 1962 escreveu o Livro-Manifesto "Evangelho e Revolução Social", e por ocasião do Golpe Militar de 1964 foi "convidado a se retirar" do Brasil, fato esse que o forçou a ficar 30 anos na Europa.
A partir de 1977, em Friboug iniciou a publicação de uma Coleção Universitária, bilíngue - francesa/alemã - hoje, com mais de 100 volumes, sob o título: "Estudos de Ética Cristã". Em meio a estas atividades, foi nomeado Diretor dos Estudos e da Vida Intelectual dos Dominicanos no Brasil, cargo que sempre exerceu durante sua permanência no nosso país.
Em sua ausência do Brasil, empenhou-se no trabalho social, de ajuda e proteção aos trabalhadores estrangeiros, sobretudo portugueses, na Suíça. Contando com a colaboração do Instituto Jacques Maritain, em uma série de encontros e congressos, levou a mensagem da Justiça e da Paz, aos vários continentes, Europa, África, Ásia e América. Publicou em colaboração com o mesmo Instituto obras volumosas e documentadas sobre a Doutrina Social da Igreja durante um século, de Leão XIII a João Paulo II.
Retornou ao Brasil no segundo semestre de 1993, e desde então é professor na Escola Dominicana de Teologia, dando cursos e conferências no ITESP, Instituto Teologógico de São Paulo, e na Pontifícia Universidade Católica. Esta lhe conferiu o Doutorado Honoris Causa.
Completará 92 anos em novembro de 2013, e continua em plena atividade, escrevendo, ensinando, pregando retiros espirituais etc.


Compartilhe este conteúdo:





Produtos relacionados



Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados