BUSCA
Filtre sua Busca
  • Filtre sua Busca
  • Título
  • Autor
  • Assunto
  • Palavra-Chave
  • Coleção
  • Público alvo


Educar para humanizar

Antonio Pérez Esclarín

Sinopse


A obra traz uma síntese dos princípios pedagógicos do importante movimento de educação popular, "Fé e Alegria". Fundado em Caracas em 1955, por iniciativa do jesuíta Pe. José María Vélaz, sj, o movimento reunia estudantes universitários da Congregação Mariana, que realizavam seu apostolado social nos bairros da periferia de Caracas, com a convicção de que a educação é o meio mais eficaz de combater a pobreza.

Na ocasião, a Venezuela tinha um regime ditatorial conduzido pelo general Marcos Pérez Jiménez, que privilegiou a construção de estradas e a educação das elites e negou à maioria marginalizada o acesso à escola."Fé e Alegria" é hoje um vasto movimento de educação popular e promoção social. Está presente em 14 países da América Latina e na Espanha. Atende um milhão de alunos e participantes de programas educativos, formais e informais de setores populares, desde a pré-escola até a universidade.

Está presente em 2.200 pontos geográficos distintos, com uma rede de 922 escolas, 46 emissoras de rádio, 671 centro de educação a distância e 1.187 centros de educação alternativa e de serviços. Mas sua riqueza principal são os 33 mil educadores e educadoras que cada dia se esforçam para renovar sua fé e experimentam a alegria em um serviço educativo de qualidade para os mais necessitados.

A obra expõe os segredos desse sucesso, insistindo no papel profético do educador em face do mundo desumano em que vivemos e propondo uma pedagogia ditada por valores referenciais, resumidos nas cinco vogais do alfabeto: A: Amor, Alegria, Assombro (admiração), Autoridade, Aluno, Audácia; E: Escuta, Êxito, Entusiasmo, Equipe, Experiência; I: Inteligência, Investigação (problematização), Integral; O: Organização, Observar, Ócio (lazer) e U: Único, Utopia.

Os educadores, público-alvo visado pelo autor, encontrarão nesta obra um vasto material para se renovar na convicção jubilosa da importante contribuição que dão para a promoção humana, por uma sociedade mais justa e solidária.


Compartilhe este conteúdo:





Produtos relacionados



Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados