BUSCA
Filtre sua Busca
  • Filtre sua Busca
  • Título
  • Autor
  • Assunto
  • Palavra-Chave
  • Coleção
  • Público alvo


Árvore da vida (A)

Amedeo Cencini

Sinopse


Este livro dá seqüência a O respiro da vida e A graça da formação permanente publicados por Paulinas há dois anos. Anunciado como um projeto sistemático de formação permanente do presbítero e do consagrado, tornou-se um roteiro para o aprofundamento da questão, envolvendo a formação inicial e a permanente, sem solução de continuidade.

Propõe um modelo formativo que integra um conjunto teórico-prático de considerações e orientações, inspiradas num ideal antropológico e vocacional, que visa a um objetivo final e a objetivos intermediários intimamente correspondentes a esse ideal. Adota estratégias pedagógicas particulares, com instrumentos apropriados, em função das metas a serem alcançados e indica aqueles sinais pessoais e comportamentais que permitem avaliar a consecução do objetivo.

Depois de mostrar a insuficiência dos modelos habituais (1ª parte), que partem de um ideal abstrato de perfeição, observância, auto-realização, auto-aceitação ou, quando muito, de uma visão parcial da vida humana, a obra propõe (2ª parte) um modelo de integração inspirado na antropologia cristã: tudo, na vida da pessoa e da comunidade, deve ser recapitulado em Cristo, deve ser pensado a partir e em função de Jesus no Espírito.

A 3ª parte desenvolve, finalmente, uma pedagogia em três fases: educativa, formativa e denominada "transfigurante", em que as limitações de toda pessoa e comunidade são interpretadas à luz da cruz. Mais que um roteiro dentre outros, a obra estimula a reflexão de todos que, em nossos dias, estão empenhados na tarefa grandiosa da formação de presbíteros e consagrados.


Compartilhe este conteúdo:





Produtos relacionados



Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados