BUSCA
Filtre sua Busca
  • Filtre sua Busca
  • Título
  • Autor
  • Assunto
  • Palavra-Chave
  • Coleção
  • Público alvo


À mesa de Betânia

Marko Ivan Rupnik

Sinopse


A obra apresenta uma reflexão espiritual a partir das sugestões dos trechos evangélicos que dizem respeito a Betânia. É, na realidade, uma leitura orante centrada no relacionamento de Jesus com Lázaro e suas duas irmãs. O autor faz a exegese dos textos joaninos considerando todos os recursos atuais da crítica, e enriquece-os com o simbolismo do qual está impregnado o relato da ressurreição de Lázaro nos comentários patrísticos.

A sensibilidade moderna, mais atenta ao acontecimento como tal, por receio dos riscos de uma atualização que possa desembocar na arbitrariedade, tende a negligenciar o alcance simbólico da narrativa. Daí a necessidade, para a leitura orante, de se colocarem todos os dados filológicos, históricos e exegéticos a serviço do sentido que esses possuem para a fé, situando-os no significado profundo do relato. Seguindo esse rumo, o autor estuda os diversos aspectos da vocação cristã, não apenas como chamado ao relacionamento com Jesus - queremos ver Jesus - mas em todo o seu desenvolvimento, como cultivo de uma intimidade com Cristo, que desemboca na contemplação e na vida eterna.

A obra se impõe como um modelo original de leitura orante. Traz importantes contribuições pouco habituais, como por exemplo, a análise de Marta, contemplativa, que passa de um relacionamento no quadro de sua vida habitual de dona-de-casa, como hospedeira, a um relacionamento de fé, numa confissão que a coloca em paralelo com Pedro.


Compartilhe este conteúdo:





Produtos relacionados



Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados