BUSCA
Filtre sua Busca
  • Filtre sua Busca
  • Título
  • Autor
  • Assunto
  • Palavra-Chave
  • Coleção
  • Público alvo


Educar perguntando

Pedro Ortega Campos

Sinopse


Educar perguntando - Ajuda filosófica na escola e na vida analisa a importância do valor filosófico da pergunta e do diálogo na educação, levantando aspectos essenciais da filosofia e sua história, pois, segundo o autor: " ensinar a pensar é ensinar a fazer e a fazer-se perguntas, princípio e fim da educação para uma vida boa".

Pedro Ortega Campos transcende os conceitos tradicionais sobre educação e propõe um amálgama em que o ato de ensinar se entrelaça com o de "viver", de modo que a educação " é uma viagem interior através do entendimento que conhece e do coração que busca aprender a viver sua dignidade humana".

Ampliar a compreensão da realidade através do ato de pensar para viver melhor, capacita-nos a formular um projeto de vida pessoal, inserido na convivência com o outro. Desse modo, no capítulo I, o autor levanta as características e chaves da filosofia e de sua história. Nos segundo e terceiro capítulos, aborda a importância do "valor filosófico da pergunta, do diálogo e da comunicação que satisfazem a dupla necessidade humana de relacionar o pensamento com a realidade e o pensamento com o sentimento através da pergunta"; e no quarto capítulo, discorre sobre os pré-requisitos e a metodologia necessários para se estabelecer a comunicação provocada por pergunta.

Enriquecem a teoria um itinerário conceitual, no final de cada capítulo, pontuando os temas tratados, e sugestões de propostas didáticas formuladas com base em casos práticos, que auxiliam o professor na busca de caminhos para orientar os alunos, "porque o ensino-educação se parece com uma maleta com conteúdos básicos para a viagem da vida, é uma tarefa com sentido: não luxo, mas necessidade, não descoberta definitiva, mas busca incessante", em que alcançar o conhecimento implica em um diálogo entre perguntador e perguntado.


Compartilhe este conteúdo:





Produtos relacionados



Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados