BUSCA
Filtre sua Busca
  • Filtre sua Busca
  • Título
  • Autor
  • Assunto
  • Palavra-Chave
  • Coleção
  • Público alvo


Amores em carnavais: mistério dos papangus

Lenice Gomes

Sinopse


Mariá viajou do Rio de Janeiro para Bezerros, cidade da festa dos papangus - mascarados que enchem as ruas principais, embrulhados em lençóis, coberto de dominós ou disfarçados de todas as maneiras -, em busca do grande amor de sua vida.
Laurindo, menino miúdo, tinha ido para Bezerros à procura do pai, que o deixara ainda pequeno.
Jacinto, homem encantando, também estava na cidade à procura de dois amores: um para enfeitar o seu destino e o outro na figura do menino que um dia abandonara.



No meio da folia, a moça e menino se fizeram amigos. Três destinos, agora, cruzados.
Dias de festas, Mariá dançou com um papangu, que desapareceu em uma volta do bailado, deixando uma flor, um bilhete e o amor plantado no coração da moça. Brincando com o destino, o papangu também se enamorou. Maria e Laurindo voltavam para a pensão, quando viram um homem sentado na calçada chorando:
- Por que choras no meio de tanta alegria?
- Primeiro foi um filho, o medo o tomou de mim. Agora um amor, o medo o levou de mim.

br>
O homem que brincava com o destino perdera o filho por medo e agora podia perder o amor. E foi no meio da folia dos mascarados que o pai encontrou o filho e o amor de sua vida, Mariá. Os três, agora, estavam entrelaçados.
Assim é Amores em carnavais: mistério dos papangus, um conto de fada no cenário de uma festa popular. A linguagem musicada e os refrões de marchinhas carnavalescas emolduram a história que, ao sabor de risadas e lágrimas, reservou para o leitor um delicioso reencontro.

Indicado para os anos iniciais do Ensino Fundamental 3º ano e 4º ano


Compartilhe este conteúdo:





Produtos relacionados



Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados