BUSCA
Filtre sua Busca
  • Filtre sua Busca
  • Título
  • Autor
  • Assunto
  • Palavra-Chave
  • Coleção
  • Público alvo


Construção do diálogo (A)

Frank Usarski

Sinopse


A originalidade do estudo de Frank Usarski está em oferecer acurada recuperação histórica do tumultuado percurso do projeto inicial de uma declaração conciliar sobre os judeus e que se acabou convertendo na declaração mais ampla acerca da atitude dos católicos perante as religiões não cristãs.
Além de percorrer passo a passo as várias redações, emendas e supressões a que foi submetido o esquema inicial, Usarski propõe um exame atento de cada uma das partes do documento e das diferentes maneiras para se abordar a sua leitura.
Toma a sério a recomendação de que os documentos conciliares formam um todo e que cada um deve ser lido em conexão e à luz dos demais, de modo particular das quatro constituições que são como que o fundamento e os pilares de toda a obra conciliar. Os documentos formam um tecido único, cuja trama foi sendo urdida entre 1959 e 1965, ao longo dos três anos de preparação e das quatro sessões conciliares. O Concílio dialoga, ademais, com a grande tradição bíblica do Antigo e do Novo Testamento, com os padres da Igreja do Oriente e do Ocidente e, de modo particular, com os 20 concílios ecumênicos ou gerais que precederam o Vaticano II.
O pequeno - mas denso - livro de Usarski ultrapassa os limites do estudo da Nostra Aetate para enriquecer a discussão metodológica acerca dos princípios que devem reger a interpretação do evento conciliar, dos seus documentos e de sua recepção. Traz igualmente uma rica bibliografia do que foi publicado em língua alemã e inglesa sobre o tema, bibliografia essa até agora muito pouco traduzida ao português.
Supre, assim, uma lacuna os estudos do Vaticano II no Brasil, de modo particular em um campo tão crucial e urgente como este, das relações com as religiões não cristãs


Compartilhe este conteúdo:





Produtos relacionados



Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados