BUSCA

Notícias

Sessão de encerramento do processo de beatificação e de canonização de Dom Helder Camara

Data de publicação: 11/12/2018

No dia 19 de dezembro foi realizada a Sessão de Encerramento do Processo de Beatificação de Dom Helder Camara, arcebispo de Olinda e Recife no período de 1964 a 1985.

A solenidade aconteceu no Palácio dos Manguinhos, sede da Cúria Metropolitana, em Recife, e foi presidida pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburido, OSB.

O rito inclui a aposição da assinatura do arcebispo e membros do Tribunal Eclesiástico na ata da Sessão de Encerramento do processo, o lacre das caixas de documentos e a remessa de toda a documentação ao Vaticano. Com isso, concluiu-se a chamada “Fase Diocesana” e a documentação foi remetida para a Congregação da Causa dos Santos, onde os documentos, laudos, pareceres e testemunhos coletados serão analisados por comissões, e será elaborada a “Positio”, dando início, assim, à chamada “Fase Romana” do processo.

Paulinas Editora recentemente publicou dois livros sobre Dom Helder.


O DOM DA LEITURA: HELDER CAMARA E SUAS BIBLIOTECAS

 

A obra narra um percurso humano digno dos heróis e dos santos. É impossível não se encantar com o trajeto pessoal de Dom Helder Camara, que vai mostrando como simplicidade e grandeza podem ser pares perfeitos na construção dos grandes homens. Dom Helder soube cuidar do dom da vida, do dom da razão e do dom da fé na construção de si mesmo nos mundos em que foi habitando e nas missões que foi assumindo.

Os que conheceram o Bispo dos Pobres não supõem qual terá sido seu trajeto intelectual. A paixão pela justiça, a liderança do episcopado, a resistência às tiranias e a mística profunda beberam diariamente das fontes da fé e da razão.

Este livro convida o leitor a passear por entre as estantes das bibliotecas pessoais de Dom Helder. O objetivo é apresentar o Helder leitor, pouco conhecido do grande público, para quem os livros representaram muito mais do que uma fonte de informações.

Além de informações sobre as obras que Dom Helder lia e das anotações às margens das páginas, que ele mesmo fazia nesses livros, o livro resgata trechos de cartas, meditações, discursos e anotações que ele fazia em pequenas cadernetas, a maior parte delas apresentadas pela primeira vez ao grande público.

O estudo é original e contribui com o conhecimento do labor que fez o grande bispo do Brasil e do mundo.

 

CINCO MINUTOS COM DEUS E DOM HELDER CAMARA

Este é um livro para ser apreciado aos poucos, dia após dia. Organizado pelo Pe. Marcos Antonio, CRL, oferece, a cada página, uma significativa passagem bíblica seguida de uma meditação de Dom Helder Camara, profeta de novos tempos, pastor atento às dores e aos sofrimentos de seu povo e de toda a humanidade. A busca que Dom Helder faz de Deus é profundamente humana, enraizada na vida. É possível compreendê-lo a partir da intimidade que mantém com Deus pela oração.

O conjunto da obra se mostra profundo e motivador, com textos bastante significativos que nos recordam a vida deste grande defensor dos direitos humanos, que pregava uma Igreja simples, voltada para os pobres, e a não violência.

Ao final, o leitor encontra, ainda, uma cronologia com os fatos mais importantes da vida de Dom Helder e a sugestão de outras obras para aprofundamento em sua mensagem.

Fonte: Paulinas
Postado por: admin_editora


Compartilhe este conteúdo:



Comentários


Deixe seu comentário


Veja Também

Cabelindo
Lançamento do mês, Cabelindo é um livro sobre resistência e representatividade, cheio de beleza e ternura

Novembro azul
As ações do mês de conscientização do câncer de próstata visam reforçar a importância de os homens retomarem a procura por cuidados médicos

90 anos de presença das Irmãs Paulinas no Brasil
A comemoração teve seu ponto alto com a celebração de uma missa no Santuário de Aparecida, presidida por Dom Orlando Brandes, realizada no último dia 10 de outubro, com a presença de 44 Irmãs Paulinas

Outubro Rosa – 2021
“Eu cuido da minha saúde todos os dias. E você?” Quando o câncer de mama é descoberto no início, há mais chances de cura

Em memória de Bernard Sesboüé
Teólogo e sacerdote jesuíta Bernard Sesboüé faleceu aos 92 anos

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados