BUSCA

Notícias

Mostra exibe diferentes representações de São Francisco na arte italiana

Data de publicação: 18/02/2019

Poucos santos da cultura católica possuem um apelo tão popular quanto São Francisco. E a adoração não é de hoje. Já em pouco tempo após sua morte, no século 13, Francisco foi, aos poucos, se tornando um dos santos mais representados no início da história da pintura italiana. 

Depois de passar por Belo Horizonte e Rio de Janeiro, chega agora a São Paulo uma exposição sobre o período mais intenso da representação do São Francisco entre pintores italianos, que vai do século 15 ao 17. Intitulada São Francisco de Assis na Arte de Mestres Italianos, a mostra será aberta ao público geral nesta sexta-feira, 15, no Museu de Arte Brasileira, o MAB, que fica na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).

Ao todo, a exposição traz cerca de 20 obras de grandes nomes como Ticiano Vecellio, Pietro Perugino e Guido Reni. A mostra conta com curadoria dos italianos Giovanni Morello, especialista em História da Arte, e Stefano Papetti, diretor da Pinacoteca Civica Di Ascoli. Além das obras serem de artistas fundamentais para a arte italiana, as pinturas hoje fazem parte de grandes museus, como a Galleria Nazionale dell’Umbria e a Galleria Nazionale di Arte Antica di Roma, o que torna a etapa da exposição em São Paulo ainda mais importante.

O curador lembra que a mostra teve início em agosto do ano passado, em Belo Horizonte, e vai até abril em São Paulo. “É muito difícil conseguir um empréstimo por tanto tempo de museus italianos, são pinturas muito importantes.”

O que talvez tenha influenciado para o São Francisco ser um dos santos mais populares da Igreja Católica é o fato de ele ter sido o primeiro homem a receber, em vida, os estigmas de Cristo.

 Fonte: https://cultura.estadao.com.br/noticias/artes,mostra-exibe-diferentes-representacoes-de-sao-francisco-na-arte-italiana,7000272121

 

Paulinas Editora convida os leitores a visitarem a Mostra e a lerem algumas de nossas obras sobre a vida do querido Santo de Assis:

        

 

Fonte: Estadão
Postado por: admin_editora


Compartilhe este conteúdo:



Comentários


Deixe seu comentário


Veja Também

Posse de Christian David na Academia Rio-Grandense de Letras
Autor de Paulinas Editora escreveu os livros NAQUELE ANO e SANGUE DE BARATA. Ele assume a cadeira 24

Primeiro bispo Paulino
Mons. Valdir José de Castro, ssp, foi nomeado para a diocese de Campo Limpo (SP)

Falecimento da autora Salizete Freire Soares
A memória de nossa querida autora fica conservada em sua vasta e preciosa contribuição literária

Falecimento de Ir. Maria Alexandre de Oliveira, fsp
Dedicou sua vida à Educação e à Literatura. Agora, vai continuar nos inspirando através de suas obras

Em setembro, a Igreja no Brasil celebra o Mês da Bíblia
O tema do Mês da Bíblia de 2022 é o Livro de Josué e o lema é “O Senhor teu Deus está contigo por onde quer que andes” (Js 1,9). O motivo principal para a escolha do Livro de Josué é a comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados