Lançamentos
O Espírito do Senhor: força dos fracos
Data de publicação: 29/08/2019
Diante desde déficit de Espírito, é sempre útil enriquecer-nos com a visão pneumatológica do Oriente cristão, muito sensível ao Espírito do Senhor que enche o universo. No entanto, podemos perguntar-nos se há outros caminhos para descobrir e ter acesso ao Espírito a partir de outros lugares sociais e teológicos, concretamente, a partir dos pobres.
Na Escritura, de fato, o Espírito sempre está presente nos momentos de crise, de dificuldade, de pobreza, de morte, desde o caos original dos começos da criação até o Apocalipse, passando pelos profetas de Israel e pelo Espírito que brota do lado ferido do Crucificado. De igual modo, detectamos na história da Igreja a presença profética do Espírito precisamente nos tempos de noite escura eclesial e social, em meio ao silêncio do magistério e da teologia oficial.
Daí, podemos deduzir que o Espírito do Senhor, que age onde e como quer, age a partir da base, clama a partir dos pobres e sempre em função deles, pois é o 'Pai amoroso do pobre', como canta o hino medieval 'Vem, Espírito Santo!'.
Esta reflexão, escrita a partir da América Latina, pode converter-se em fonte de esperança e compromisso em momentos difíceis, e ajudar-nos a sintonizar com a Igreja do Papa Francisco, muito sensível à ação vivificante e alegre do Espírito na Igreja e no mundo de hoje.
Fonte:
Paulinas
Postado por:
admin_editora
Veja Também
Religião, laicidade e democracia: cenários e perspectivas
Este livro traz em seus textos a riqueza das conferências oferecidas no 33 Congresso Internacional da SOTER
Livro de Josué: "Nós serviremos ao Senhor"
Nas páginas deste livro, os leitores encontrarão uma quantidade considerável de informações valiosas para uma adequada leitura do livro de Josué
Pedagogia da ternura: via para o amor e a beleza
A pedagogia da ternura almeja despertar um estilo de vida que implica uma atitude de crescimento e amadurecimento capaz de doar, acolher e compartilhar o precioso dom da vida com as pessoas que nos rodeiam
O segredo do meu filho
Carlo Acutis viveu sua curta vida ao máximo. Ele tinha o melhor: pleno, belo e em harmonia com Deus, e deixou um testemunho esplêndido
O cerco de Jericó: análise de Josué 2 e 6
A presente publicação é um subsídio valiosos para o Mês da Bíblia em 2022, no qual se visa à leitura do livro de Josué