Notícias
O Verbo se fez poesia: a Revelação de Deus na abordagem poética de José Tolentino Mendonça
Data de publicação: 15/12/2020
A partir do conceito-chave da Revelação, Pedro Rubens Ferreira Oliveira faz uma releitura das obras de José Tolentino Mendonça, editadas no Brasil neste decênio por Paulinas Editora.
Primeiro, em A LEITURA INFINITA (2015), aparece, explicitamente, a dinâmica fundamental da fé entre “escondimento e revelação”.
A CONSTRUÇÃO DE JESUS (2018), segunda obra estudada, apresenta como a dinâmica narrativa de Lucas está a serviço da revelação do profeta de Nazaré.
Em terceiro lugar, o livro NENHUM CAMINHO SERÁ LONGO: PARA UMA TEOLOGIA DA AMIZADE (2013), constatando o desgaste da palavra amor, mostra, nas Escrituras, um Deus que se revela como amigo da humanidade.
Em quarto lugar, caberá falar da revelação de Deus e do ser humano a partir da sede e da falta, tema da obra ELOGIO DA SEDE (2018).
Enfim, o artigo indica, em conclusão, nas filigranas de outros livros do autor, como o tema da Revelação não é menos presente. Eis um guia de leitura deste grande literato, exegeta e teólogo.
Texto completo em:
https://revistas.pucsp.br/index.php/teoliteraria/article/view/49844
Link dos livros:
Leitura infinita (A) - Paulinas
Construção de Jesus (A) - Paulinas
Fonte:
Paulinas
Postado por:
admin_editora
Veja Também
Sobre a Campanha da Fraternidade 2021
O tema escolhido é “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema é “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef. 2,14)
Escritor indígena amazonense, Ely Macuxi morre vítima da Covid em Manaus
Ely foi uma personalidade de grande importância, força, persistência e sabedoria para todo o movimento indígena no Amazonas
Santa Sé modifica rito de Quarta-Feira de Cinzas
A alteração neste ritual, que marca o início do tempo quaresmal, ocorre por conta da pandemia de Covid-19.
Papa convoca o “Ano de São José”
Para celebrar os 150 anos da declaração do Esposo de Maria como Padroeiro da Igreja Católica, o Papa Francisco convoca o “Ano de São José” - de 08/12/2020 até 08/12/2021
Bienal Virtual de SP está marcada para acontecer na próxima semana - de 7 a 13 de dezembro
Paulinas Editora estará presente na festa mais democrática, diversa e multicultural de todos os tempos. Venha nos visitar virtualmente!