BUSCA

Notícias

Sessão de encerramento do processo de beatificação e de canonização de Dom Helder Camara

Data de publicação: 11/12/2018

No dia 19 de dezembro foi realizada a Sessão de Encerramento do Processo de Beatificação de Dom Helder Camara, arcebispo de Olinda e Recife no período de 1964 a 1985.

A solenidade aconteceu no Palácio dos Manguinhos, sede da Cúria Metropolitana, em Recife, e foi presidida pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburido, OSB.

O rito inclui a aposição da assinatura do arcebispo e membros do Tribunal Eclesiástico na ata da Sessão de Encerramento do processo, o lacre das caixas de documentos e a remessa de toda a documentação ao Vaticano. Com isso, concluiu-se a chamada “Fase Diocesana” e a documentação foi remetida para a Congregação da Causa dos Santos, onde os documentos, laudos, pareceres e testemunhos coletados serão analisados por comissões, e será elaborada a “Positio”, dando início, assim, à chamada “Fase Romana” do processo.

Paulinas Editora recentemente publicou dois livros sobre Dom Helder.


O DOM DA LEITURA: HELDER CAMARA E SUAS BIBLIOTECAS

 

A obra narra um percurso humano digno dos heróis e dos santos. É impossível não se encantar com o trajeto pessoal de Dom Helder Camara, que vai mostrando como simplicidade e grandeza podem ser pares perfeitos na construção dos grandes homens. Dom Helder soube cuidar do dom da vida, do dom da razão e do dom da fé na construção de si mesmo nos mundos em que foi habitando e nas missões que foi assumindo.

Os que conheceram o Bispo dos Pobres não supõem qual terá sido seu trajeto intelectual. A paixão pela justiça, a liderança do episcopado, a resistência às tiranias e a mística profunda beberam diariamente das fontes da fé e da razão.

Este livro convida o leitor a passear por entre as estantes das bibliotecas pessoais de Dom Helder. O objetivo é apresentar o Helder leitor, pouco conhecido do grande público, para quem os livros representaram muito mais do que uma fonte de informações.

Além de informações sobre as obras que Dom Helder lia e das anotações às margens das páginas, que ele mesmo fazia nesses livros, o livro resgata trechos de cartas, meditações, discursos e anotações que ele fazia em pequenas cadernetas, a maior parte delas apresentadas pela primeira vez ao grande público.

O estudo é original e contribui com o conhecimento do labor que fez o grande bispo do Brasil e do mundo.

 

CINCO MINUTOS COM DEUS E DOM HELDER CAMARA

Este é um livro para ser apreciado aos poucos, dia após dia. Organizado pelo Pe. Marcos Antonio, CRL, oferece, a cada página, uma significativa passagem bíblica seguida de uma meditação de Dom Helder Camara, profeta de novos tempos, pastor atento às dores e aos sofrimentos de seu povo e de toda a humanidade. A busca que Dom Helder faz de Deus é profundamente humana, enraizada na vida. É possível compreendê-lo a partir da intimidade que mantém com Deus pela oração.

O conjunto da obra se mostra profundo e motivador, com textos bastante significativos que nos recordam a vida deste grande defensor dos direitos humanos, que pregava uma Igreja simples, voltada para os pobres, e a não violência.

Ao final, o leitor encontra, ainda, uma cronologia com os fatos mais importantes da vida de Dom Helder e a sugestão de outras obras para aprofundamento em sua mensagem.

Fonte: Paulinas
Postado por: admin_editora


Compartilhe este conteúdo:



Comentários


Deixe seu comentário


Veja Também

Bienal do Livro de Guarulhos
Paulinas Editora participa da Bienal do Livro de Guarulhos

O FASCINANTE PODER DE SUAS CRENÇAS
Paulinas Editora lança o mais recente livro de Carlos Afonso Schmitt

Paulinas recebe Selo Cátedra
Paulinas recebe selo Cátedra

Paulinas Editora na Feira de Livros da USP
Paulinas Editora participa de evento na USP

Feira do Livro em Porto Alegre
Feira de Porto Alegre acontece em novembro de 2018.

1 2 3 4 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados