BUSCA

Lançamentos

Uma igreja de portas abertas

Data de publicação: 02/08/2016




Uma igreja de portas abertas - Nos caminhos do Papa Francisco

Este livro é resultado das reflexões realizadas ao longo de mais de um ano pelo Observatório Eclesial do Brasil, criado em 10 de março de 2015, em São Paulo, em resposta à provocação de Ameríndia, grupo de teólogos latino-americanos. Ele é formado por leigos(as), padres e religiosos(as) que têm por objetivo geral "acompanhar as decisões, os discursos e as reformas do Papa Francisco, bem como o processo de recepção dos mesmos nas Igrejas locais, nas comunidades e na sociedade de um modo geral".
A obra está dividida em três partes.

Na primeira parte - Os desafios de uma reforma da Igreja - estão reunidos textos que expressam os principais desafios para o atual pontificado: a recepção de sua mensagem renovadora, o tema da colegialidade e a necessidade da renovação da cultura eclesial.

Na segunda parte - Caminhos e realizações - os textos procuram analisar e avaliar os avanços nos três primeiros anos de pontificado de Francisco: a densidade teológica dos seus gestos, a sua leitura da Doutrina Social da Igreja, a sua insistência numa Igreja de misericórdia e os sinais proféticos do seu ministério. O carisma de Francisco tem sido o aglutinador das mudanças desejadas por ele e por muitos setores da Igreja Católica que desejam uma Igreja aberta e acolhedora.

Na terceira e última parte - As utopias, as defasagens e os silêncios - os textos apresentados propõem-se a discernir as utopias que reflorescem neste momento eclesial com seus limites e possibilidades: os desafios da reforma da Igreja a partir do binômio instituição-carisma, a igualdade batismal de todos(as) os(as) cristãos(ãs) e a ética da misericórdia.

Como se pode perceber pela leitura desses textos, eles foram escritos com olhos postos no presente e no futuro da Igreja Católica. Expressam os sonhos e o compromisso de pessoas que desejam uma Igreja solidária com os pobres e capaz de anunciar uma mensagem de esperança e de alegria para o mundo.

Fonte: Paulinas Editora
Postado por: admin_editora


Compartilhe este conteúdo:



Comentários


Deixe seu comentário


Veja Também

Naquele ano
Leonardo, Joaquim e Jonas eram um trio de amigos inseparáveis. Não se conheciam há muitos anos, mas as afinidades eram tantas que eles não imaginavam mais a vida sem aquela parceria.

O melhor Natal
Dezembro está chegando e com ele o tão esperado Natal! Ao calor do verão soma-se a correria de compras, em busca de lembrancinhas e presentes de amigo-secreto, a arrumação da casa para a ceia de Natal, encontros com os amigos para desejar boas-festas...

Um anjo também para você
O livro contempla alguns trechos do Novo Testamento nos quais os anjos aparecem como protagonistas: o anjo que anuncia a Maria que ela seria a Mãe do Redentor; aquele que surge em sonho a José e o aconselha a receber Maria por esposa; os anjos...

Juntos, cantemos ao Senhor
Este subsídio propõe um itinerário mistagógico com o propósito de conduzir ao mistério celebrado.

O gatinho fofoqueiro
Com um texto criativo e bem-humorado Eliane de Prá confere características humanas aos animais da história (antropomorfismo), muito comum em fábulas, porém sem lição de moral.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados