BUSCA

Lançamentos

Uma igreja de portas abertas

Data de publicação: 02/08/2016




Uma igreja de portas abertas - Nos caminhos do Papa Francisco

Este livro é resultado das reflexões realizadas ao longo de mais de um ano pelo Observatório Eclesial do Brasil, criado em 10 de março de 2015, em São Paulo, em resposta à provocação de Ameríndia, grupo de teólogos latino-americanos. Ele é formado por leigos(as), padres e religiosos(as) que têm por objetivo geral "acompanhar as decisões, os discursos e as reformas do Papa Francisco, bem como o processo de recepção dos mesmos nas Igrejas locais, nas comunidades e na sociedade de um modo geral".
A obra está dividida em três partes.

Na primeira parte - Os desafios de uma reforma da Igreja - estão reunidos textos que expressam os principais desafios para o atual pontificado: a recepção de sua mensagem renovadora, o tema da colegialidade e a necessidade da renovação da cultura eclesial.

Na segunda parte - Caminhos e realizações - os textos procuram analisar e avaliar os avanços nos três primeiros anos de pontificado de Francisco: a densidade teológica dos seus gestos, a sua leitura da Doutrina Social da Igreja, a sua insistência numa Igreja de misericórdia e os sinais proféticos do seu ministério. O carisma de Francisco tem sido o aglutinador das mudanças desejadas por ele e por muitos setores da Igreja Católica que desejam uma Igreja aberta e acolhedora.

Na terceira e última parte - As utopias, as defasagens e os silêncios - os textos apresentados propõem-se a discernir as utopias que reflorescem neste momento eclesial com seus limites e possibilidades: os desafios da reforma da Igreja a partir do binômio instituição-carisma, a igualdade batismal de todos(as) os(as) cristãos(ãs) e a ética da misericórdia.

Como se pode perceber pela leitura desses textos, eles foram escritos com olhos postos no presente e no futuro da Igreja Católica. Expressam os sonhos e o compromisso de pessoas que desejam uma Igreja solidária com os pobres e capaz de anunciar uma mensagem de esperança e de alegria para o mundo.

Fonte: Paulinas Editora
Postado por: admin_editora


Compartilhe este conteúdo:



Comentários


Deixe seu comentário


Veja Também

Palavras para harmonia conjugal
Tem por objetivo fazer com que os casais, sobretudo os jovens, entendam a importância dos gestos de amor na vida a dois, traduzidos em paciência, aceitação, liberdade, maciez, atenção, sabedoria.

E o verbo se fez rede
"Redes", "redes sociais", "redes digitais", "redes midiáticas": tudo é "rede". Com o desenvolvimento da internet e do ambiente digital, as pessoas encontram novas formas de relação e de interação, sem fronteiras de espaço e sem limites de tempo.

Homilia. Espaço para comunicar esperança
Este livro resgata o ponto fundamental da homilia, que é um chamado para comunicar esperança.

Pensando bem
Provoca a reflexão e nos lembra que, independentemente das escolhas ou dos caminhos percorridos, o importante é que jamais falte o amor e a certeza da misericórdia de Deus pela humanidade.

Uma noite para João
Uma noite para João e outros poemas leva o leitor para a atmosfera das festas populares, da poesia, da sensibilidade e força de um menino que vem para anunciar um caminho, da criança que brinca, sonha e transforma...

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados