BUSCA

Lançamentos

Homilia. Espaço para comunicar esperança

Data de publicação: 18/07/2017


Homilia. Espaço para comunicar esperança


Este livro resgata o ponto fundamental da homilia, que é um chamado para comunicar esperança. Propõe a análise do humano e o privilegia para estabelecer o diálogo com o divino e, deste, para o entorno, com vistas a um movimento comunicativo que envolve a pessoa e as linguagens necessárias para a fiel transmissão da Palavra.
O primeiro capítulo apresenta os fundamentos e instrumentos para a realização de boas homilias. Dividido em seis tópicos principais, parte da natureza da homilia e de seu significado etimológico, para depois passar pelas tradições bíblica e eclesiástica, de aprofundamento do anúncio da Palavra, e por seus desdobramentos ao longo da história.
O segundo capítulo agrega aos fundamentos do anúncio do Evangelho o mundo da comunicação, considerada por João Paulo II, na Encíclica Redemptoris Missio, o "primeiro areópago do tempo moderno". Alerta para o fato de que é preciso superar uma abordagem funcionalista da comunicação, entendida apenas como "meios", e passar à noção de comunicação como um processo, como um fenômeno que vai além dos meios e dos aparatos de informação e mostra o ser humano como um ser de relação e de comunhão. Mostra também o papel do autoconhecimento no desenvolvimento de uma boa homilia.
O terceiro capítulo trata da "Homilia na linguagem da comunicação" de forma mais prática. Mostra que, ao preparar uma homilia, anúncio da Palavra de Deus, o importante é lembrar que esta Palavra passa pela linguagem humana, pela cultura, pela pessoa que comunica, pelo contexto que a cerca. Dessa forma, importa ter em conta o ambiente, o contexto eclesial, a realidade e a vivência dos fiéis, seu entorno cultural e as diferentes influências de pensamento a que estão expostos, incluindo a mídia.

Fonte: Portal Paulinas
Postado por: admin_editora


Compartilhe este conteúdo:



Comentários


Deixe seu comentário


Veja Também

Palavras para harmonia conjugal
Tem por objetivo fazer com que os casais, sobretudo os jovens, entendam a importância dos gestos de amor na vida a dois, traduzidos em paciência, aceitação, liberdade, maciez, atenção, sabedoria.

E o verbo se fez rede
"Redes", "redes sociais", "redes digitais", "redes midiáticas": tudo é "rede". Com o desenvolvimento da internet e do ambiente digital, as pessoas encontram novas formas de relação e de interação, sem fronteiras de espaço e sem limites de tempo.

Pensando bem
Provoca a reflexão e nos lembra que, independentemente das escolhas ou dos caminhos percorridos, o importante é que jamais falte o amor e a certeza da misericórdia de Deus pela humanidade.

Uma noite para João
Uma noite para João e outros poemas leva o leitor para a atmosfera das festas populares, da poesia, da sensibilidade e força de um menino que vem para anunciar um caminho, da criança que brinca, sonha e transforma...

Parei de sentir medo
Este pequeno opúsculo traz mais que mensagens poéticas; trata-se de um jeito de olhar a vida, a partir da espiritualidade. Envolvido num universo de possibilidades, o ser humano nem sempre reserva tempo para cultivar a fé.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados