BUSCA

Notícias

Comemoração de 100 anos de Tatiana Belinky

Data de publicação: 14/03/2019

Neste ano de 2019, comemora-se 100 anos do nascimento da brilhante escritora Tatiana Belinky!

Tatiana nasceu na Rússia, em 1919 e viveu no Brasil desde os seus 10 anos de idade. Aqui se casou, teve filhos e netos. Escreveu para teatro e televisão, além de ter traduzido e escrito inúmeros livros, muitos deles publicados por Paulinas Editora. Recebeu vários prêmios; em 2008 teve a honra de ser agraciada com a Ordem do Mérito Cultural, pelo MEC, e em 2010 foi eleita membro da Academia Paulista de Letras.

Faleceu aos 94 anos de idade em São Paulo no dia 15 de junho de 2013.

 

 

O livro LEMBRANÇAS DE MENINA / MOMENTOS MARCANTES foi o último livro publicado e foi considerado por ela uma autobiografia.

Um livro-álbum no qual são relatados momentos marcantes da vida de Tatiana Belinky e suas lembranças da meninice. Ao escrever essa obra, a autora divide com seu leitor um pouco do muito que viveu ao longo dos seus 94 anos de vida. Considerado por ela uma autobiografia, essa obra traz à tona os principais acontecimentos de sua vida recontados em forma de crônicas que, em meio às entrelinhas, nos encanta e nos torna cúmplices de momentos singulares que ocorreram no passado, mas que ainda continuavam muito presentes para Tatiana e que com imenso prazer e generosidade ela divide conosco.

Essa obra também propicia ao leitor o contato com uma série de manuscritos que foram selecionados por ela mesma, que pertencem ao álbum que ganhou quando fez 15 anos; são dedicatórias de familiares, admiradores, colegas e professores.

Sensível e extremamente produtiva, sem dúvida, essa foi uma forma que Tatiana encontrou de fazer com que suas emoções extrapolassem a dimensão de seu pensamento, e ficassem para sempre junto daqueles que ela tanto estimou, seus leitores.

Ana Maria Moura fez um trabalho primoroso ao utilizar vários recursos na ilustração dos textos, criando no leitor uma expectativa, uma curiosidade que os segue até a próxima página.