BUSCA

Notícias

CATEQUESE E VIOLÊNCIA FAMILIAR: EDUCAR, PROTEGER E PREVENIR

Data de publicação: 10/02/2020

CATEQUESE E VIOLÊNCIA FAMILIAR: EDUCAR, PROTEGER E PREVENIR

 

Resumo do conteúdo da Palestra do Pe. Cleiton Viana da Silva em CATEQUISTAS BRASIL 2020

 

Pe. Cleiton Viana da Silva

@padrecleitonsilva

 

O Catequistas Brasil 2020 se encerrou ontem deixando em todos nós um sentimento de gratidão e um renovado ardor missionário-catequético. De minha parte, como palestrante e autor de Paulinas Editora, faço meu agradecimento a todos os organizadores deste grande evento, que traz incalculáveis frutos para a Animação Bíblico-Catequética em nosso querido Brasil, sua equipe de produção e apoio. Agradecimento especial à equipe Paulinas que esteve presente no stand dando toda atenção necessária aos nossos catequistas. Agradecimento e parabéns mais que justo a você, querido e querida catequista, que não mediu esforços para aperfeiçoar ainda mais sua formação, atuação e missão.

 

Catequese e violência familiar

A palestra que tive a oportunidade de apresentar no sábado, às 15h e 17h, teve como tema a CATEQUESE E A VIOLÊNCIA FAMILIAR. Nossos catequistas, infelizmente, convivem com inúmeras situações de violência e o tema levantou tanto interesse que os dois horários da palestra tiveram a participação de um número muito grande de catequistas.

O conteúdo fundamental da palestra foi o livro VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER: UM PROBLEMA DE TODA A SOCIEDADE (Paulinas, 2019). Nesta obra eu contribuí com o segundo capítulo O PAPEL DA IGREJA CATÓLICA NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER: EDUCAR, PROTEGER E DENUNCIAR que serviu de itinerário da apresentação.



Ao longo da palestra, procuramos evidenciar o papel da catequese não só para estar atenta às situações de violência, mas como devemos reconstruir nossa cultura para que a violência seja superada. É neste ponto que nossa Igreja tem papel fundamental: ela está em toda parte e sua voz é ouvida por todos.

De modo bem sintético, eis o conteúdo geral da palestra:

Educar: nesta parte, olhamos alguns falsos entendimentos da Sagrada Escritura que frequentemente são usados para “legitimar” as absurdas formas de violência contra a mulher. Nesta parte, demonstramos, pela própria Escritura que:

- homem e mulher são criados por Deus com mesma dignidade;

- homem e mulher são os responsáveis pelo primeiro pecado; então, vamos parar de culpar somente Eva...

- o homem não tem poder sobre a mulher e que a relação entre esposo e esposa são sustentados pela relação de amor e entrega entre Cristo e a Igreja.

Proteger: nesta parte, o foco é a condição do ser humano sempre como vulnerável, frágil e necessitado de cuidado. Diante da pessoa na sua vulnerabilidade, que atitude tomamos? De proteção e cuidado, ou de abuso e instrumentalização. Mostramos que uma sociedade indiferente aos seus membros mais vulneráveis é uma sociedade que aos poucos se destrói. O eixo de toda ética é a proteção aos mais vulneráveis. E em todos os membros da sociedade a vulnerabilidade se faz presente em dimensões e situações variadas.

Denunciar: aqui se trata da denúncia enquanto palavra profética. A Igreja tem feito seu esforço para indicar os elementos em nossa cultura que podem sustentar a violência contra a mulher: a desigualdade social, a desigualdade cultural e a “praga do feminicídio”, nas palavras do Papa Francisco. Essa denúncia profética é um grande esforço de prevenir que as situações de violência se mantenham entre nós.

Todos nós que estamos no dia a dia em contato com as famílias precisamos compreender melhor os mecanismos de violência que destroem nossas famílias e todas as formas de violência. Catequistas, agentes de pastoral e líderes de comunidade vão encontrar nessa obra não apenas informações necessárias para entender melhor o problema, mas principalmente ferramentas essenciais para lidar com ele.

Desejo a todos muita alegria em nossa missão catequética, contem comigo.

 

Padre Cleiton Viana da Silva pertence ao clero da Diocese de Mogi das Cruzes/SP. É pároco e professor de teologia moral. Tem uma atuação pastoral bastante diversificada entre a vida acadêmica e as variadas iniciativas pastorais de evangelização nas comunidades e no mundo virtual (redes sociais). Autor de dois livros recentemente publicados por Paulinas Editora:

 

CORAÇÃO INQUIETO

Zaps a Lucílio, Tibúrcio e Eugênia

 

CONFESSAR...

O quê? Por quê? Como?


Atualização – Vejam o recado do Pe. Cleiton:

https://www.youtube.com/watch?v=DiRImxqqvOA

 

A palestra CATEQUESE E VIOLÊNCIA FAMILIAR despertou em muitos um vívido interesse e tenho recebido várias perguntas e dúvidas. Em breve, espero compartilhar com vocês alguns vídeos para aprofundarmos mais a questão e colocar à disposição de vocês elementos que possam ajudá-los. Meu primeiro conselho é que leiam o livro VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER: UM PROBLEMA DE TODA A SOCIEDADE (Editora Paulinas, 2019).

Neste link abaixo você pode ler as primeiras páginas do livro, conferir o índice e até mesmo encomendar o quanto antes sua leitura. Como disse na palestra, o livro além de ser uma obra de referência é uma verdadeira campanha de conscientização sobre o assunto e uma chamada às mudanças necessárias. Confira o link: https://www.paulinas.com.br/loja/viol...

Também compartilho com vocês o link para participarem do meu grupo de WhatsApp IGREJA EM SAÍDA. Neste grupo você somente receberá conteúdos que eu e o segundo administrador colocamos à sua disposição.

No mais, peço APOIO AO NOSSO CANAL! Parábola Explicada! Inscreva-se, curta e divulgue! DEUS ABENÇOE!