BUSCA

Notícias

Cabelindo

Data de publicação: 04/11/2021

Cabelindo é um livro sobre resistência e representatividade, cheio de beleza e ternura. A obra apresenta o encantamento de uma menina com as inúmeras possibilidades e descobertas que seu cabelo lhe proporciona: pode ser uma coroa, quando vai pra cima numa boa; visto de pertinho, ele é um bambolê bem pequenininho. Seus cachos revelam bem mais do que uma característica física: eles são a marca de sua origem e identidade. A poesia de Lilyan Teles, ilustrada por Rubem Filho, mostra a importância de termos uma visão positiva e respeitosa das diversidades étnico-raciais, de superarmos os preconceitos e entendermos que cada um tem seu jeito, e todo cabelo é bom e bonito.


Texto de Lilyan Teles

Sou atriz, cantora, palhaça e artista educadora. Estudei na ELT – Escola Livre de Teatro, de Santo André, me formei em Letras pela FFLCH/USP e em acordeom pelo Conservatório Musical de Tucuruvi. Sou poeta e compositora, também me dedico à pesquisa prática e teórica da palhaçaria como Palhaça Xamanga. Sou cantora na Banda Estralo, atriz no Clã do Jabuti e professora de teatro e música na Educação Infantil.

 

 Ilustração de Rubem Filho

Como ilustrador, tenho a felicidade de já ter feito vários livros voltados à temática afirmativa para as crianças. E a questão de como o cabelo das pessoas negras é visto, de uma forma geral, segue importante e atual. Ser como se é, seja qual for a cor, o tipo de cabelo ou a casa, e se aceitar como alguém digno de aceitação e de alegria, com respeito e reverência pelo próximo, é a mensagem que fica neste belo e divertido texto da Lilyan. Agradeço pela oportunidade de trazer cores para estas palavras, que me trouxeram a lembrança de que sim, eu também tive cabelos um dia...