BUSCA

Notícias

Charles de Foucauld - "Meu Deus, como sois bom"

Data de publicação: 13/05/2022

Imitar a vida e a morte de Jesus

Segundo a biografia produzida pela Congregação das Causas dos Santos, o francês de Estrasburgo se converteu à fé cristã com quase 30 anos, ao compreender que “não podia fazer outra coisa senão viver para Deus” a quem quis consagrar toda a sua vida e, assim, “exaltar-se em pura perda de si mesmo diante de Deus”. Aquele jovem que tinha conhecido a riqueza e uma vida confortável e que tinha sido possuído por uma grande vontade de poder, queria imitar Jesus.

Após uma peregrinação à Terra Santa, para viver na terra frequentada por Jesus e pelos apóstolos, descobriu o mistério de Nazaré – o coração da espiritualidade de Charles de Foucauld. A ordenação sacerdotal veio em 9 de junho de 1901, aos 43 anos, após retiros que lhe mostraram que a vida de Nazaré, que parecia ser a sua vocação, “tinha que ser vivida não na Terra Santa, que tanto amava, mas entre as almas mais doentes, as ovelhas mais abandonadas”.

E, já que a vocação do eremita era “para uma vida escondida e silenciosa e não a de um homem de palavras”, procurou levar Cristo a todos os homens que encontrava com a oração, a penitência, a prática das virtudes evangélicas e a caridade. O amor o levou ao ponto de dar a sua vida em 1 dezembro de 1916, quando foi assassinado aos 58 anos por saqueadores.

O presidente do Pontifício Comitê de Ciências Históricas e postulador da causa de canonização, Pe. Bernard Ardura, lembra que o sacerdote francês “quis imitar Cristo, quis reproduzir as virtudes de Jesus em sua própria vida”, “no desejo incessante de ser um 'irmão universal' para cada pessoa”. Inspiração que levou à criação de fraternidades em todo o mundo, como no Brasil.

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2022-05/canonizacao-charles-de-foucald-fraternidade-no-brasil-magda-melo.html

VaticanNews

Conheça também o lançamento de Paulinas Editora para a ocasião:

https://www.paulinas.com.br/produto/vida-e-a-mensagem-de-charles-de-foucauld-a-9549