BUSCA

Notícias

A campanha Setembro Amarelo salva vidas

Data de publicação: 02/09/2022

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo! Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas. 

 

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

 

Embora os números estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar, segundo a OMS. Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.

 

Fonte:

https://www.setembroamarelo.com/

 

 

Para ajudar nesta causa, Paulinas publicou recentemente o livro:

 


Mente suicida: Respostas aos porquês silenciados

Escrito em linguagem simples e acessível, este livro pretende apresentar indicações que ajudem pais, professores e profissionais de saúde a perceber se um adolescente está passando por um momento conturbado, com depressão, estresse, ansiedade ou outro transtorno, e apontar os passos essenciais para o apoio emocional e a prevenção ao suicídio em lares e escolas. Também oferece orientações àqueles que perderam um ente querido, para que aceitem e superem essa dor tão profunda, e àqueles que os acompanham, para que se solidarizem da forma que for possível, evitando comentários vãos, suposições vazias e acusações levianas. Com espaços para anotações, permite que o leitor possa desfrutar de uma conexão consigo mesmo e seus sentimentos, de modo a reelaborá-los e transformar a dor em amor.

Saiba mais: https://www.paulinas.com.br/produto/mente-suicida-9478

 

Sobre o autor:

LÍCIO DE ARAÚJO VALE é padre, suicidólogo, filósofo, qualificado em suicídio e automutilação, especializado em Prevenção ao Suicídio, pesquisador sobre luto e valorização à vida, educador e palestrante. Professor do curso de pós-graduação em Intervenção na Autolesão, Prevenção e Pósvenção do Suicídio no Instituto Vita Alere; membro da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção ao Suicídio (ABEPS) e da Sociedade Internacional de Profissionais da Prevenção e Tratamento de Uso de Substâncias (ISSUP) – entidade apoiada pela Organização das Nações Unidade (ONU), Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização dos Estados Americanos (OEA).

Saiba mais: https://www.liciovale.com.br/

 

Fonte: Setembro Amarelo
Postado por: admin_editora


Compartilhe este conteúdo:



Comentários


Deixe seu comentário


Veja Também

Festa de Santo André Apóstolo – 30 de novembro
Em 30 de novembro, é celebrada a festa de Santo André Apóstolo, irmão de Pedro e patrono da Igreja Ortodoxa

A consolação autêntica foi o tema da catequese do Papa Francisco, na Audiência Geral, do dia 30 de novembro, realizada na Praça São Pedro
“A consolação autêntica é uma espécie de confirmação de que cumprimos o que Deus quer de nós, que percorremos os seus caminhos. É preciso aprender a ler no livro do coração o que aconteceu durante o dia"

Ana Rapha Nunes visita Paulinas Editora
Ana Rapha Nunes, autora de SETE CASAS, SETE VIDAS, esteve em São Paulo e visitou a sede de Paulinas Editora. Ela conheceu toda a equipe e foi acompanhada pela nossa diretora, Ir Ágda França, e a editora infantojuvenil, Ir Fabíola Medeiros

Três anos de beatificação do Bem-aventurado Donizetti Tavares de Lima
Data foi comemorada com celebração de ação de graças

O caminho de santidade com Dom Helder Camara
Conheça mais sobre o legado do arcebispo que está próximo de ser venerável. Paulinas Editora possui várias obras sobre Dom Helder Camara.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados