BUSCA

Autora destaque - Ir. Joana Puntel





Já é praxe perceber que os doze meses do ano oferecem várias datas comemorativas. E todas elas merecem nosso olhar. O mês de  maio é um dos mais ricos em comemorações. Queremos chamar atenção, em especial, para uma delas: o 52º Dia Mundial das Comunicações.  O tema, escolhido pelo papa Francisco, convida a refletir sobre os “fake news e jornalismo de paz”. É o que está acontecendo  com a comunicação, na sociedade contemporânea.
Para agir no mundo da comunicação, é preciso conhecer, acreditar que ela é indispensável para realizar uma comunicação verdadeira, na evangelização. Pensando nesta recomendação da Igreja, a  Editora Paulinas oferece oportunidades para quem quer conhecer e educar-se para a comunicação. Material básico e específico de grande utilidade para a evangelização, que Joana T. Puntel, jornalista, doutora em comunicação, oferece como produção de seus longos anos de pesquisa e militância na área da Igreja, cultura e comunicação. Joana Puntel pertence à Congregação das irmãs Paulinas, obteve seu doutorado na Simon Fraser University (Canadá), é membro da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM); docente na Pós-graduação do curso Cultura e meios de comunicação: uma abordagem teórico-prática (Sepac-Pucsp-Cogeae). Foi pesquisadora na The London School (Londres, Inglaterra). Foi docente na área de Teologia na PUCRS. É pesquisadora, conferencista, assessora e dirige seminários sobre Igreja, cultura  na Comunicação no Brasil e no exterior. Colaborou na produção do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil.
Veja:
Cultura midiática e Igreja: uma nova ambiência. É a Igreja entrando mais a fundo na cultura midiática.
Pastoral da comunicação: diálogo entre fé e cultura (co-autoria). A Pastoral da Comunicação necessita ser explicada, organizada e planejada para que exerça a pastoralidade. É o que o livro oferece.
Comunicação: diálogo dos saberes na cultura midiática. A Igreja, por meio de seus documentos oficiais, e mensagens dos sumos pontífices deixa claro o pensamento do magistério sobre a comunicação. A Igreja, entende que existe uma nova arquitetura da comunicação, ou seja, os paradigmas sobre o que sempre se sabia, começam a mudar na cultura digital.
Inter Mirifica: texto e comentários. Tem um grande sentido recuperar a história de como se construiu a aceitação oficial dos meios de comunicação, no Concílio Vaticano II. É o que este livro apresenta.
Igreja e sociedade: método de trabalho na comunicação. Conhecer o pensamento ascendente e progressivo da Igreja em relação à cultura da comunicação é um caminho que se abre, na pesquisa e na reflexão. A partir do Concílio Vaticano II, a trajetória histórico-cultural até chegar na midiatização vivida em nossos dias, é o que este material oferece. Um método para desenvolver os princípios, as mudanças e os avanços  da relação Igreja-cultura-comunicação.
Compartilhe este conteúdo:



Espaço do Autor

Autor destaque: Lucia Reis

Autor destaque: Leonardo Agostini Fernandes

Vanessa de Abreu Barbosa Fernandes

Autor destaque - Cesar Kuzma

Autor destaque – Peter O’Sagae

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados