BUSCA

Autor destaque - Cesar Kuzma



Cesar Kuzma

Teólogo leigo, casado com Larissa e pai de dois filhos: Julia e Daniel. Doutor em Teologia pela PUC-Rio e professor/pesquisador do Departamento de Teologia da PUC-Rio, no Programa de Pós-Graduação. É o atual presidente da SOTER (para o período de 2016-2019). Atua como assessor teológico-pastoral na CNBB, na Comissão do Laicato, na CRB e no CNLB. Atou também como assessor no CELAM, no Departamento de Vocações e Ministérios (em 2017). É autor de livros e artigos na área de Teologia, tendo sempre como perspectivas a visão do cristão-leigo e o diálogo com as questões urgentes da sociedade, procurando favorecer na Teologia uma dimensão pública.

Meu caminho para a Teologia

“Minha trajetória eclesial começa por influência de minha mãe, uma mulher guerreira, leiga engajada e comprometida, líder de pastorais e de comunidades eclesiais. Uma mulher que sempre se colocou em serviço e sempre nos ensinou a servir, a colocar-se a caminho, em marcha, sem aparecer, mas na simplicidade e no testemunho. Fui membro da Pastoral de Juventude, onde iniciei a minha caminhada, expressão da Igreja a qual sou bastante simpático e é um berço de bons cristãos e de boas vocações, autênticas e proféticas com a causa do Reino. Os ensinamentos de minha mãe e a experiência de Pastoral me levaram a outros grupos, onde pude aprender e dar um pouco mais de mim mesmo. Isso me levou às comunidades, às ações pastorais e sociais, às palestras e assessorias a grupos de jovens, de casais e de pastoral social e cultural. Tenho orgulho do caminho que fiz como leigo e digo que não saberia ser Igreja de outra maneira. Acho sublime, e me encanta saber que a condição batismal, muito bem descrita na Lumen gentium nos garante esta plenitude. Ser leigo tem algo de peculiar, que nos mantém abertos ao horizonte do Reino proclamado por Jesus, que também era, podemos dizer, leigo, e por ser leigo estava inserido no contexto de seu tempo e foi em seu tempo, e para os seus, um autêntico testemunho; trouxe a todos o novo rosto de Deus, um Deus próximo e solidário, um Deus que se despoja para nos atingir, que vem até nós e que nos ama, um Deus que é Amor. Assim deve ser o leigo e, mais precisamente, um teólogo leigo; deve ser alguém que está no mundo, que se despoja para estar nele, que é rosto da Igreja no mundo e o rosto do mundo na Igreja, como atestou a Conferência de Puebla e Aparecida repetiu e reafirmou. Fazer Teologia hoje requer autenticidade e compromisso, atenção e coerência, liberdade e inquietude”.

O caminhar com a Teologia

Na Teologia que desenvolve se encontram dois caminhos: Escatologia, no viés da esperança e Eclesiologia, na intenção do laicato. Duas perspectivas que se entrelaçam nas exigências de uma Teologia que deve responder aos novos anseios e que possa abrir razões para uma nova práxis, para um novo modo de agir e de se portar como cristão, no engajamento, no comprometimento, no seguimento. Neste viés, o aproximar da questão cristológica torna-se uma constante. Na escatologia ganha destaque o autor Jürgen Moltmann e o viés público da esperança, bem como a ressonância deste discurso com a América Latina, sobretudo pela Teologia da Libertação. Na eclesiologia, ao favorecer a temática dos leigos, busca-se recuperar acentos do Vaticano II que reafirmam a Igreja como Povo de Deus e abrem a condição de uma nova postura, em um novo tempo.

Em 2013, foi o vencedor do Prêmio SOTER/Paulinas de teses, tendo a sua obra publicada pelas Paulinas em 2014: “O futuro de Deus na missão da esperança: uma aproximação escatológica”.

O caminhar com a Paulinas

A relação com a Paulinas já vem de longa data. Abaixo, apontamos os trabalhos publicados e editados pela Paulinas Editora, como também vídeos:

          

Compartilhe este conteúdo:



Espaço do Autor

Autor destaque: Jorge Mendes

Autor destaque: Lucia Reis

Autor destaque: Leonardo Agostini Fernandes

Vanessa de Abreu Barbosa Fernandes

Autor destaque – Peter O’Sagae

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados