BUSCA

Moises Chencinski

Moises Chencinski, pediatra e homeopata


Concluiu a Faculdade de Medicina da USP em 1979 e a Residência Médica em Pediatria, na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Em 1982, ano que nasceu seu primeiro filho, Renato, foi quando aconteceu o seu primeiro contato com aleitamento materno.

Nessa época a licença-maternidade era de 86 dias e, como sua esposa, Janice, teve que sair 15 dias antes, o período diminuiu para 72 dias, voltando a seguir para o trabalho, como nutricionista, em um hospital que tinha creche. A rotina alimentar da época (década de 1980) era suco aos dois meses, frutas com três e almoço aos 4 meses. O uso de fórmulas aconteceu como complemento aos 5 meses, com desmame aos 6 meses e meio.

Após 2 anos (1984), veio Danilo. A volta ao trabalho aconteceu após os 86 dias. As avós (Raquel e Regina) ajudaram muito, cuidando deles enquanto os pais trabalhavam (e muito) e já ofereciam sucos e frutas também. A fórmula veio apenas aos 4 meses e meio. Com essa ajuda a mais, o desmame ocorreu próximo aos 11 meses.

Sua experiência profissional, com a observação das crianças que acompanhava, tanto nos hospitais e maternidades, quanto em seu consultório mostraram o tanto que tinha a aprender a respeito da amamentação e do leite materno.

E é esse desafio que o faz querer ir além e transmitir, sempre que possível, no consultório, pelas redes sociais e mídia digital, pelos seus livros, com aulas e cursos que ministra, tanto para os profissionais de saúde quanto para as famílias, a importância da amamentação, acolhendo e apoiando, como mesmo carinho e atenção, tanto as mães que amamentam quanto as que não puderam, não conseguiram ou optaram por não amamentar.

Mas sempre vale lembra o que foi o tema da Semana Mundial de Aleitamento materno de 2018: Amamentação é a base da vida.

 

Dr. Yechiel Moises Chencinski

Marido da Janice, pai do Renato (36 anos) e Danilo (34 anos)

Presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da SPSP (2016-2019)

Membro do Departamento Científico de Aleitamento Materno da SBP (2016-2019)

Criador e incentivador do Movimento #euapoioleitematerno com presença no Facebook, Instagram, Canal de vídeo no Youtube, um blog e um site.