BUSCA

Joan Chittister

Uma voz clara e atuante no mundo atual. Irmã Joan Chittister é uma palestrante internacional e autora premiada de mais de 50 livros.


Irmã beneditina, residente na cidade de Erie, na Pensilvânia, Estados Unidos, a Irmã Joan Chittister é uma palestrante internacional e autora premiada de mais de 50 livros.

Analista social articulada e líder religiosa influente há mais de 40 anos, ela se dedica a advogar pelo reconhecimento universal das questões críticas que afetam a comunidade global. Corajosa, apaixonada e cheia de energia, ela é oradora, palestrante, conselheira e, sobretudo, uma voz clara muito procurada por todos.

Ir. Joan Chittister é membro fundadora da Global Peace Initiative of Women, uma organização parceira da ONU. Ela trabalha para desenvolver uma rede mundial de mulheres que promovem a paz. Como co-presidente deste grupo, ela facilitou reuniões de líderes espirituais em todo o Oriente Médio, na Ásia, África, Extremo Oriente e Europa.

Ela é fundadora e diretora executiva da Benetvision: um centro de pesquisa e recursos para a espiritualidade contemporânea localizado em Erie.

A Irmã Joan realizou seu doutorado na Penn State University. Foi prioresa das Irmãs Beneditinas de Erie por 12 anos.

Por Paulinas Editora, publicou os livros: Para aprofundar o Creio (2008), Em busca da paz (2014), O sopro da vida interior (2016) e, recentemente, Canções do coração (2019).

 

 

Canções do coração (2019)

Os salmos são orações poéticas que foram musicados para uso religioso. Suas principais características são o lirismo e o ritmo das palavras e das ideias. Eles expressam a história do ser humano em busca do Deus vivo. Neste livro, Joan Chittister tece sensíveis reflexões sobre alguns salmos, oferecendo ao leitor um oásis espiritual em meio ao estresse deste mundo, que exige mais atenção do que a alma humana é capaz de suportar. Para isso, ela destaca um verso ou estrofe de um salmo, apresenta uma reflexão sobre o seu sentido, enumera alguns tópicos essenciais, apresenta uma história da sabedoria oral que o ilustra e propõe uma atividade relacionada a ele. Sua intenção é que possamos encontrar novas interpretações para esses belos textos, que falam sobre vida, o que significa ser humano, lutar e rir, sentir-se confuso ou deprimido, compreender e aceitar a si mesmo, discernindo e colocando-os na perspectiva do contexto que vivemos.

 


O sopro da vida interior (2016)

A obra é dividida em duas partes. Na primeira parte, ao tratar do tema da oração, a autora apresenta reflexões a partir de diversas temáticas que têm por objetivo fazer-nos pensar sobre o modo como rezamos, sobre nossa vivência espiritual e sobre o tipo de relacionamento que temos com Deus. Para a autora, a oração é estar na presença de Deus, ou seja, a vida de oração não está restrita a momentos e nem a lugares sagrados, mas deve permear todas as realidades e situações da vida do crente. Suas reflexões são breves, mas densas. O livro retrata uma espiritualidade livre e libertadora, que compreende que a misericórdia de Deus está muito acima das nossas medidas e cálculos, que a transgressão de algumas leis podem salvar vidas e que a sua perfeita observância pode aprisioná-las. Há trechos a serem meditados com atenção e cuidado. Seu pensamento encontra ressonância na vida de Jesus e em seus gestos e palavras, sobretudo aqueles que deixavam os fariseus e doutores da lei, perplexos. Para ajudar no processo de aprofundamento da oração, cada um dos pontos termina com uma curta frase, um mantra. A passagem bíblica ilumina o processo de oração a partir do próprio núcleo das Escrituras. A segunda parte trata do tema do perdão de maneira vívida e esclarecedora. É um desafio viver o que a autora nos propõe, o verdadeiro perdão.

 


Em busca da paz (2014)

Neste pequeno livro, a autora Joan Chittister lança um novo olhar sobre os mistérios do rosário, estas verdades antigas e imutáveis de nossa fé. Como a vida espiritual de Jesus e a de Maria baseavam-se nos salmos, a autora tira suas reflexões da mesma fonte que nutriu mãe e filho, para que possamos encontrar força, orientação e sabedoria. Como todas as formas de oração, o rosário é, em si mesmo, um mistério. O ato físico de segurar contas ao rezar ajuda-nos a nos concentrar. Enquanto os sentidos externos estão seguros e centralizados, a mente fica livre para entrar mais firmemente no coração de Deus. E como é possível medir ou explicar de que maneira a repetição de palavras sagradas afeta nossa vida? Meditar sobre a vida de Jesus e Maria, enquanto lenta e atentamente repetimos o Pai-Nosso e a Ave-Maria, tem o poder de nos transformar. A autora mostra como o rosário é um caminho - mas um caminho abençoado pela tradição da Igreja e pela vida de incontáveis mulheres e homens santos - para buscar e adotar a paz da presença divina e tomar consciência da morada divina dentro de nós.

 

Para aprofundar o Creio (2008)

O livro revê frase a frase as partes do Creio, procurando tirar delas, mais que enunciados dogmáticos, a síntese da espiritualidade genuinamente cristã que anima homens e mulheres devotados ao seguimento de Jesus. Segundo a autora, nunca tivemos tanta necessidade, como hoje, de pensar sobre o que queremos dizer, quando recitamos o credo. Nunca, como agora, tivemos tanta necessidade de entendê-lo. Nunca tivemos mais urgência de vivê-lo do que de repeti-lo.


Conheça todos os livros da autora em nossos canais de venda e no site: www.paulinas.com.br