BUSCA

Bruno Carneiro Lira

Dom Bruno Carneiro Lira é sacerdote católico, monge beneditino e vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima de Boa Viagem, em Recife-PE; professor universitário, escritor e membro da Academia Olindense de Letras. Nascido em Sobral (CE), é conhecido por suas obras em torno de temas ligados a Espiritualidade, Liturgia, Educação, Linguística e às pastorais. Graduou-se em Filosofia e Teologia pela Escola Teológica do Mosteiro de São Bento de Olinda – PE; é licenciado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Atua como supervisor pedagógico da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do SESC de Santo Amaro em Recife (PE). O autor, ainda, ministra palestras em livrarias, congressos e eventos acadêmicos em todo o Brasil sobre as temáticas dos seus livros e de sua investigação científica. Publica por Editoras Paulinas, Vozes, Paulus e Liceu.

 

“Sempre uma alegria escrever, para Paulinas Editora, textos que interessam a todos e, sobretudo, aqueles que fazem crescer na fé e intelectualmente.

Nossa área de investigação e missionária tem como base a Liturgia e a linguagem. Com relação à primeira, a preocupação é aperfeiçoar a vida de oração do Povo de Deus, fazendo-o passar do mero ritualismo ou preceito para o verdadeiro Encontro com o Senhor que converte, portanto, a interiorização do culto. O nosso interesse com a segunda temática, os aspectos linguísticos, provém do fato de sermos seres de linguagem e as línguas serem garantia da unidade de um povo. O dia todo produzimos textos orais e escritos para sermos entendidos e compreender os outros, nossos interlocutores.

Este ano tive a alegria de ser escolhido por Paulinas Editora como o autor do Natal com o nosso livro Rezar com as solenidades e festas do Senhor. Essa obra é importante para todo cristão, pois apresenta as solenidades e festas do Senhor que são: Natal, Epifania, Batismo, Apresentação no Templo, Anunciação do Senhor, Páscoa, Santíssima Trindade, Corpo e Sangue de Cristo, Sagrado Coração de Jesus, Transfiguração do Senhor, Exaltação da Santa Cruz, Dedicação da Basílica de São João de Latrão e Cristo Rei do Universo.


Cada capítulo trata de uma celebração e se encontra organizado da seguinte maneira: uma parte inicial que apresenta a solenidade ou festa nos seus aspectos bíblicos, teológicos, históricos, litúrgicos e pastorais, como também, trazendo explicação de sua data no calendário litúrgico. Em seguida, traz o salmo proposto para a Missa da referida celebração, com uma meditação do mesmo, inclusive explicando a razão de estar naquele contexto celebrativo. O capítulo se conclui com cinco preces para serem rezadas e uma oração final, compostas por este autor.

Lendo e rezando este compêndio, o leitor terá a oportunidade de, já na sua casa e na véspera de cada celebração, lê-la e rezá-la, estabelecendo, assim, um diálogo entre a oração pessoal e a celebração da Santa Missa. Com certeza a Eucaristia será mais compreensível, amada e terá uma ressonância ao longo da vida.”

Bruno Carneiro Lira

OUTRAS OBRAS DO AUTOR

Compartilhe este conteúdo:



Espaço do Autor

Joan Chittister

Cris Eich

Cris Eich

Moises Chencinski

Agenor Brighenti

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados