BUSCA

João Décio Passos

João Décio Passos possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1987), graduação em Teologia Pela Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção (1991), mestrado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995), mestrado em Teologia pelo Instituto São Paulo de Estudos Superiores (2009), e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

O autor é destaque na área acadêmica com professor do Departamento de Ciência da Religião da PUC-SP, no qual pesquisa temáticas relacionadas à epistemologia das ciências da religião e processos de institucionalização do cristianismo. Neste último campo desenvolve atualmente trabalhos sobre o Concílio Vaticano II, sendo a última publicação o Dicionário do Concílio Vaticano II, Paulus/Paulinas. Organizou o Compêndio de Ciência da Religião em parceria com o Prof. Frank Usarski que ganhou o prêmio Jabuti (3º lugar) de 2014 na área de ciências humanas.

Traz uma grande contribuição sobre o Evangelho no mundo atual, reflexões sobre a exortação apostólica Evangelii Gaudium, sobre o laicato. Autor de inúmeros artigos na Revista de Cultura Teológica e outras, debates na TV, entrevistas na Internet, etc. É um profissional em plena atuação, na Igreja, no mundo acadêmico, dando uma contribuição inédita dentro da sua área. Faz parte do grupo observatório eclesial que tem por finalidade apoiar e divulgar as propostas do papa Francisco. Já foi membro da Diretoria da SOTER, sociedade de Teologia e Ciências da Religião.

Recentemente lançou virtualmente dois livros sobre o momento que estamos enfrentando: A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS e O VÍRUS VIRA MUNDO, além de uma obra sobre o TRADICIONALISMO, disponíveis em nossas plataformas virtuais (www.paulinas.com.br).

Abaixo, um texto especialmente escrito para nós:

A pandemia trouxe à tona uma crise que o mundo está vivenciando em várias frentes. Embora seja uma crise sanitária global e inédita, na verdade, fez aparecer fragilidades que faziam parte do sistema econômico mundial centrado no lucro, da sociedade individualista e consumista e de governos serviçais desses regimes.

A palavra crise traz um significado original de juízo crítico, ou seja, de um momento em que a capacidade de julgar se torna possível, tendo em vista os elementos que se mostram claros. Nesse sentido, crise é consciência do limite e oportunidade de superação.

Pensar esse momento é tomar consciência do que está acontecendo com o planeta, dos modos como os governantes assumem e encaminham as saídas e perceber os limites políticos e econômicos que antecedem a expansão do Covid-19.

Vivenciamos uma confluência de limites que se encontravam escondidos por baixo do modelo econômico, dos discursos políticos neoliberais e de regimes políticos baseados na ideia (ideologia) de segurança das nações.

As leituras da crise têm sido várias e se fazem presentes em todas as mídias; são leituras baseadas nas ciências e nas religiões; na realidade dos fatos e na imaginação; em finalidades éticas e em interesses políticos.

Discernir essas leituras e ao mesmo tempo discernir a realidade é um grande desafio para quem pensa e para quem crê. As publicações sobre a Pandemia e o Tradicionalismo da Editora Paulinas se encontram nesse objetivo comum. Elas pretendem oferecer critérios de discernimento da realidade que ajudem a ir além das leituras reproduzidas pelas redes de informação. O desafio de passar da informação ao conhecimento é cada vez mais vital em nossos dias. A sociedade da pós-verdade veicula informações disponíveis e fabricadas a todo momento.

O tradicionalismo resgata do passado as verdades prontas que encaram o presente como erro e perigo. A fé e a razão exigem que saibamos ir além das aparências de verdade e descobrir nos fatos, as verdadeiras causas e as verdadeiras finalidades.

 João Décio Passos – Editor de Paulinas




Compartilhe este conteúdo:



Espaço do Autor

Dr. Silvio Bromberg

Bernard Sesboüé

Ninfa Parreiras

Bruno Carneiro Lira

Joan Chittister

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados