BUSCA

Wilson Candido Braga


Wilson Candido Braga é graduado em Terapia Ocupacional (Universidade de Fortaleza – UNIFOR), em Ensino da Biologia (Universidade Estadual do Ceará – UECE), especialista em Saúde Mental (Universidade Estadual do Ceará – UECE), especialista em autismo, educação inclusiva e Atendimento Educacional Especializado – AEE (Universidade Candido Mendes). Vem atuando como terapeuta ocupacional há mais de vinte anos na rede estadual do Ceará/Secretaria de Educação do Ceará – SEDUC e na +Stimullus: Centro de Estudos, Formação e Consultoria, como diretor e docente em cursos de formação e cursos de pós-graduação.

E-mail: prof.wilsoncandido@gmail.com

www.facebook.com/wilsoncandido.

 

 

As neurociências têm ampliado o espaço de pesquisa e facilitado o entendimento sobre as diferentes formas de deficiências intelectuais e as síndromes que podem comprometer diversas áreas da vida funcional de uma pessoa. Tais conhecimentos precisam ser partilhados com as famílias, os cuidadores e os profissionais de educação, assistência e saúde, de modo a garantir melhor qualidade de vida, autonomia, bem como a elaboração de estratégias de auxílio e inclusão dos indivíduos desde a mais tenra idade até a vida adulta.

Esse é o foco desta publicação, que traz um elenco e a descrição dos transtornos do desenvolvimento intelectual e das síndromes mais comuns na infância e adolescência, que necessitam de atendimento especializado e multidisciplinar visando à evolução global e avanços que garantam melhor qualidade de vida e capacidade de autonomia para uma vida independente.

O primeiro capítulo apresenta os conceitos de deficiência intelectual de acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5). A seguir, no capítulo 2, são apresentadas as principais diferenças entre deficiência intelectual e os principais transtornos específicos de aprendizagem. No capítulo 3, o autor explica o que é a síndrome de Down e quais as suas particularidades. O capítulo 4 aborda as síndromes decorrentes da contaminação pelo Zika vírus. O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e suas comorbidades são estudados no capítulo 5. Por fim, no capítulo 6, o autor apresenta algumas outras síndromes menos comuns, suas principais características, os tratamentos e as expectativas de minimização de sintomas e melhora na qualidade de vida.

Compartilhe este conteúdo:



Espaço do Autor

Hilton Claudino

Gilson Luiz Maia

João Décio Passos

Dr. Silvio Bromberg

Bernard Sesboüé

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados