BUSCA

Guillermo Orozco Gómez

 

É um dos estudiosos que, juntamente com Jesus Martin-Barbero, estudou o fenômeno da mediação na América Latina. Mexicano, licenciado em comunicação pelo ITESO (Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores do Ocidente – Guadalajara, México) e especialista em Pedagogia da Comunicação pela Universidade de Colônia (Alemanha). Mestre e doutor em Educomunicação pela Universidade de Harvard (EUA) e professor-pesquisador e chefe do Departamento de Estudos da Comunicação Social da Universidade de Guadajara.

 

Membro da Academia Mexicana de Ciências, foi coordenador do grupo de trabalho de Recepção da ALAIC (Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação) e catedrático da UNESCO em Bogotá e Barcelona. Pesquisa sobre educomunicação, análise da recepção e audiências e ficção televisiva.

 

Orozco foi um dos pioneiros na América Latina a relacionar o processo de mediação com a aprendizagem informal por meio da televisão. Segundo ele a mediação pode ser entendida como “o lugar onde se dá a comunicação”, pois numa perspectiva educacional os estudos acerca da recepção nos permitem transformar as interações com os meios de comunicação em processos de aprendizagens.

 

Embora o livro Educomunicação: recepção midiática, aprendizagens e cidadania seja seu primeiro livro em português, Orozco publicou diversos livros e artigos.

Compartilhe este conteúdo:



Espaço do Autor

Bruno Carneiro Lira

Joan Chittister

Cris Eich

Cris Eich

Moises Chencinski

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados