BUSCA

Autora destaque - Regina Célia Melo






Um embornal cheio de sonhos e palavras...
Sou mineira de Januária, mas fui criada em Montes Claros, onde morei até concluir o magistério. Brasília mandou me chamar e eu não resisti...Vim de mala e cuia!
Veio comigo um olhar desconfiado... uns medos tolos, um jeito matuto de andar.
Vieram minhas serras, meu sol, uns fiapos de córregos, um naco de sertão...
 Trouxe a poesia das esquinas, a prosa na porta da casa, janelas abertas, calor humano e um trem cheio de saudades!
No meu embornal trouxe suor, poeira, esperanças...
Dobrado entre lençóis e livros de estimação, caneta tinteiro, fotografias,água de cheiro e colcha de retalho, trouxe o sonho de ser professora! O meu quintal já não cabia a menina que brincava de escolinha.
E era tudo que eu queria! Em 1977, ingressei na Secretaria de Educação como professora de crianças.
Brasília me fisgou! Uma irresistível história de amor começou... Brasília, meu novo amor!
Ganhei a sala de aula e nunca mais saí dela. Desembolsei muito “bê a bá” embalado com carinho, alegrias e descobertas. Muita troca de saberes!
Festejei conquistas.Entrei para a Universidade.O curso de Letras me seduziu. Depois caí nas Artes Plásticas, Pedagogia...Licenciaturas, especializações para compartilhar aprendizagens, histórias e sonhos... Uma inquietação permanente, a educação um vasto mundo!
As práticas pedagógicas sucumbiram ao poder da imaginação. Os gêneros textuais transitaram democraticamente e a literatura se tornou parceira de invencionices, recriações, criações, alegrias e, sobretudo, buscas! Umas histórias, uns versos ... saltaram da algibeira.
As palavras teceram histórias e a ousadia se encarregou de fazê-las voar...Voaram!Livros infantis permeados de doçuras e belezas do rico cotidiano das minhas salas de aulas brotaram.
 Em 1989, meu primeiro livro, “Uma Joaninha Diferente” chegou na livraria e eu tive a emoção de chorar de alegria! À época, eu vivia a experiência de duas realidades. Atuava em educação especial e no ensino regular. Um incômodo crescia e palpitava em mim. Não havia diferenças, havia rótulos! A “joaninha” veio toda convicta acerca da beleza das diferenças, da importância do respeito, da amizade, da sabedoria e da paz na resolução de conflitos. Voa por aí... encantando crianças e todos que lutam por um mundo mais generoso, respeitoso, solidário e inclusivo. Voando por outras paragens a Joaninha foi para Moçambique. Está por lá com a tia Maria Alexandre fazendo festas...
E como uma história puxa outra... Outros livros vieram...
Vieram também os encontros e encantamentos com os leitores, autores-mirins... Crianças! Uma alegria desmedida!
As estações desfilaram...O Outono trouxe o relógio do tempo vivido.Uma história de amor foi escrita num capítulo de 30 anos de magistério. Aposentadoria e velhice se irmanam para escreverem outras histórias... Eternamente Professora!
 Uma professora que escreve, e ponto final. Gosto desse conforto, dessa leveza na minha apresentação.Sinto-me honesta frente aos grandes e verdadeiros autores que floriram e aquecem meu coração desde sempre... Monteiro Lobato, Cecília, Henriqueta Lisboa, Ruth Rocha, Ziraldo, João Cabral, Quintana, Tatiana, Drummond, Guimarães Rosa, Bartolomeu Campos, Ana Maria Machado, Fagundes Varela, Vinícius, Adélia e... José Saramago e Pessoa e tantos outros que moram no meu coração! Gratidão e Respeito. Amores da vida inteira!
Acredito na leitura como princípio da autoria. Comungo com pais, educadores, especialistas, editores, livreiros e demais apaixonados a imprescindível beleza e importância da leitura desde a mais tenra idade. Leitura prazerosa! Leitura que dialoga, desperta, provoca, envolve, comove... Salva!
Regina Célia Melo


Obras da autora:
    

Compartilhe este conteúdo:



Espaço do Autor

Celso Pedro da Silva

Carlos Afonso Schmitt

Autor destaque: Jorge Mendes

Autor destaque: Lucia Reis

Autor destaque: Leonardo Agostini Fernandes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados