BUSCA

Autor destaque: Jorge Mendes


Meu nome é Jorge Mendes, sou psicólogo. Nasci em Divinópolis-MG em 5 de maio de 1958. Sou o mais velho de cinco irmãos do segundo casamento do meu pai, que era viúvo quando casou com minha mãe. Por parte de pai são mais cinco irmãos.

Aos 22 anos casei com Isabel de Jesus Mendes, tivemos três filhos e, hoje, seis netos. Ficamos casados por 31 anos e 54 dias. Há sete anos e quatro meses, Isabel faleceu depois de sete anos lutando contra um câncer. Tivemos uma vida conjugal quase que perfeita. Nós nos conhecemos em um grupo de jovens. Depois de casados, participamos do MFC – Movimento Familiar Cristão; participamos também do Encontro de Casais com Cristo, Cursilho e da Pastoral Familiar. Por quase 30 anos servimos nas comissões paroquial, diocesana e regional.

Desde cedo exerci várias funções e, após completar 18 anos, trabalhei como motorista de caminhão por cerca de nove anos; depois prestei concurso na Rede Ferroviária, entrando como Auxiliar de Agente e cheguei ao cargo de Chefe da Estação da minha cidade, na época uma estação muito importante (até hoje é). Depois, resolvi estudar e fui fazer curso de Psicologia, atividade que exerço até hoje.

Sou autor de dois livros junto com minha saudosa esposa Isabel, que foram editados por Paulinas Editora: Educar os filhos na fé: amor, diálogo e equilíbrio e Casamento: é possível ser feliz.

Escrevi também o livro: Isabel de Jesus Mendes: uma mulher forte, guerreira e santa (edição particular), biografia de Isabel, pós-morte. Isabel merecia um livro sobre sua vida, porque foi uma mulher extraordinária, dotada de uma sabedoria ímpar.

Depois de mais de cinco anos sozinho na viuvez, encontrei uma pessoa que se chama Silvana Lopes, viúva também, três filhos como eu. Há um ano e dez meses estamos namorando. Novamente sinto o carinho de Deus, que ao levar minha saudosa e amada esposa, me preparou para encontrar uma pessoa que tem completado a minha vida com muito amor, carinho e companheirismo.

Hoje, faço palestras de temas voltados para a família em encontros de casais, retiros, viúvos, Pastoral Familiar e também temas motivacionais.

“Deus é bom o tempo todo, o tempo todo Deus é bom.”

 

 SOBRE O GRUPO FICA CONOSCO SENHOR


Sou membro do grupo FICA CONOSCO SENHOR formado por 13 pessoas, sendo 11 viúvos(as), uma solteira e uma divorciada, de várias partes do Brasil. Todos agentes e lideranças da Pastoral Familiar.

O nosso grupo surgiu a partir de um pedido de D. Orlando Brandes (hoje arcebispo de Aparecida-SP) quando de sua presidência a CNPF em 2009 ao casal coordenador Nacional da época, Maria Célia e Wanderley, solicitando um trabalho para as pessoas que perderam o cônjuge.

Após alguns anos, o Pe. Cláudio Delfino, ex-assessor eclesiástico do Nacional, a época de D. Orlando, e assessor eclesiástico do Regional Sul 1, pediu novamente a Maria Célia e estendendo também o convite a Ângela Guenka (ambas já viúvas nesse momento) se gostariam de colaborar com ele num Guia de apoio a Viúvas que vinha escrevendo.

Logo após este convite, Célia e Eli Paschenda (de Curitiba), já viúva também, foram convidadas a falar para um grupo de viúvos e viúvas em Cascavel e Cruzeiro do Sul, no Paraná.

Depois, Célia estando na assembleia da Pastoral Familiar em Cuiabá-MT trocou ideias com mais alguns amigos sobre este assunto de viuvez e viu a necessidade de iniciarmos um trabalho efetivo. Nessa ocasião estávamos eu, Márcia (Recife) e Lorimar (Governador Valadares, que faleceu um tempo depois).

Então a partir desse nosso primeiro momento, Célia convidou outros amigos e tivemos o nosso primeiro encontro em Sorocaba. Éramos sete pessoas: eu, Maria Célia, Silda Castro, Ângela Guenka, Eli Paschenda, Márcia Calado, Ceci Sendas e no encontro juntou-se a nós Vérci Armelin. Fizemos quatro dias de retiro, partilha e tentativas de descobrir o que Deus nos pedia. No final chegamos à conclusão de escrever um livro com nossas experiências, dores e superação.

Depois nos encontramos em Recife e lá o livro começou a tomar forma. Também em Recife juntou-se a nós mais um membro: Luiz Ramalho.

Tivemos mais três encontros: Sorocaba novamente, Divinópolis-MG (minha terra) e em Curitiba. Neste encontro finalizamos os últimos acertos do livro. A partir de Curitiba, abrimos o grupo para mais quatro pessoas: Silvana Lopes, Vinicius Toscano, Tânia Borges e Maria Lúcia.

 

 SOBRE O LIVRO PERDAS E VIUVEZ

PERDAS E VIUVEZ – Partilhando vida é o nome do nosso livro, que traz em suas páginas histórias de dor, saudade, mas, sobretudo, histórias de fé e superação através desse Deus-Amor que ama a cada um de nós incondicionalmente. O livro foi acolhido por Paulinas Editora, com muito carinho, e hoje o livro está no Brasil todo, com textos de: Jorge Mendes, Eli Paschenda, Márcia Calado, Ceci Sendas, Ângela Guenka, Vérci Armelin, Silda Castro e Luiz Ramalho.

 

Compartilhe este conteúdo:



Espaço do Autor

Autor destaque: Lucia Reis

Autor destaque: Leonardo Agostini Fernandes

Vanessa de Abreu Barbosa Fernandes

Autor destaque - Cesar Kuzma

Autor destaque – Peter O’Sagae

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados