BUSCA

Notícias

Comemorações do centenário de Lygia Clark

Data de publicação: 12/08/2019

A importância da artista mineira Lygia Clark (1920-1988), expoente do movimento neoconcreto brasileiro, pode ser medida tanto pelas obras que deixou como por projetos que não conseguiu realizar, mas estão registrados como propostas artísticas em seus cadernos de notas. Antecipando-se ao centenário de nascimento da artista, em 2020, o Studio OM.art promove, a partir do dia 17 de setembro, a exposição Respire Comigo – Lygia Clark, em sua sede no Rio de Janeiro, com apoio curatorial de Felipe Scovino e idealização da designer Alessandra Clark, neta da artista, e Carolyna Aguiar.

Lygia Clark ganha, em 2020, outras mostras fora do Brasil. Um selo, desenhado por Oskar Metsavaht, marca o início das comemorações do seu centenário, que será lembrado por exposições no Guggenheim Bilbao (em março) e no Peggy Guggenheim de Veneza (em julho). É provável que Portugal e Inglaterra também organizem mostras da artista, segundo a neta de Lygia Clark. Alessandra cita o crescente interesse pela obra da avó desde a grande retrospectiva promovida pelo Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) em 2014, que reuniu mais de 300 obras. “O Museu de Arte Moderna de São Francisco acabou de comprar uma peça de Lygia e a Tate Modern está em negociações com um colecionador para a aquisição de uma outra obra”, revela Alessandra.

Conheça um pouco mais da vida e das obras de Lygia Clark no livro publicado por Paulinas Editora.


Acesse: https://www.paulinas.com.br/default/lygia-clark-linhas-vivas.html

 

 

 

Fonte: https://cultura.estadao.com.br/noticias/artes,exposicao-respire-comigo-antecipa-comemoracao-do-centenario-de-lygia-clark,70002963767