BUSCA

Lançamentos

Introdução à teologia: história e inteligência do dogma

Data de publicação: 04/12/2019

O que significa pensar teologicamente e pensar racionalmente a fé? Qual a especificidade da teologia em relação às doutrinas e aos dogmas que compõem a tradição da fé cristã? O que se entende exatamente com a palavra “teologia”? Estas páginas pretendem fornecer um conjunto de informações referentes a um vasto domínio, tomando por centro gravitacional a teologia dogmática que permanece a grande operadora da disciplina. Mas, definir a tarefa própria dessa disciplina demanda situá-la em todo um conjunto em cujo desenvolvimento ela contribuiu amplamente e do qual ela permanece manifestamente solidária.

Do ponto de vista cristão, a teologia tem por objeto central o evento histórico relatado na Bíblia e que tem seu ápice na vinda, vida, morte e ressurreição de Jesus de Nazaré, proclamado pelos cristãos Cristo e Senhor, e adorado como Deus. Esse evento se prolonga em outra história, a da Igreja, da qual Jesus de Nazaré é simultaneamente fundador e fundamento. Por essa dupla razão, a teologia cristã é sempre história, ciência do homem por excelência.

 

Bernard Sesboüé, teólogo francês e religioso jesuíta. Nasceu em 1929, licenciado em Letras clássicas na Sorbone e doutor em Teologia pela Universidade Gregoriana. É professor emérito da Faculdade de Teologia do Centre Sèvres de Paris. Foi membro da Comissão Teológica Internacional e Consultor do Secretariado para a União dos Cristãos. Dentre suas publicações, organizou a obra coletiva História dos dogmas publicada no Brasil.

 

Fonte: Paulinas
Postado por: admin_editora


Compartilhe este conteúdo:



Comentários


Deixe seu comentário


Veja Também

Carta Apostólica Admirabile Signum
Papa Francisco quer apoiar a bonita tradição das famílias cristãs que preparam o presépio nos dias que antecedem o Natal

Ermínia Brunetti: apóstola e mística com dons extraordinários
Este livro conta a história de Irmã Ermínia Brunetti, religiosa da Congregação das Filhas de São Paulo. Além das tarefas próprias de seu apostolado, ela desenvolveu um caminho luminoso de experiências místicas

O discipulado no Novo Testamento: reflexões bíblicas e espirituais
Os Evangelhos e os Atos, as Cartas e o Apocalipse são o lugar privilegiado onde encontrar a experiência viva e vital dos primeiros seguidores de Jesus. Em tais páginas, o cristão encontra o critério de verdade do próprio agir como seguidor de Jesus

Espiritualidade do padre diocesano
Esta obra sobre espiritualidade presbiteral é uma coletânea de alguns artigos escritos – e falados – por padres que descrevem como foram importantes em suas vidas as intuições e as práticas do Irmão Carlos de Jesus.

Caminho de perfeição: Santa Teresa de Jesus
Ao escrever este ensaio a conselho de seu confessor, Santa Teresa nos deixou um roteiro para a santidade. Ela aponta o caminho da perfeição com muita acuidade, baseando-se em introspecção, experiência pessoal e observação do exemplo de outras pessoas.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados