BUSCA

Lançamentos

O Espírito de Deus na ação humana: pneumatologia prática

Data de publicação: 23/01/2020

O Espírito de Deus na ação humana. O título dessa obra expressa o significado profundo do mistério fundante da fé cristã: o Deus uno e trino e a presença de Deus na vida das pessoas. O Espírito Santo é o Deus que age por dentro da realidade, Vida de tudo que vive e respira, Dom de todos os dons que possuímos.

O cristão deve viver segundo o Espírito, movido pelo impulso de Deus que o lança para fora de si mesmo na direção do outro e da história. O Espírito é força, defesa, sabedoria, ciência..., ou seja, habilidades humanas direcionadas para o bem viver da comunidade humana. O Espírito é também discernimento do certo e do errado, discernimento da vontade de Deus em nossa vontade, do projeto de Deus nos projetos humanos. Esse é o dom do Ressuscitado para todos os que acolhem o projeto de Jesus Cristo.

As reflexões da obra do teólogo Michael Böhnke assumem esse ponto de partida para sistematizar a temática da Pneumatologia e afirmar de novo a centralidade do Espírito na vida cristã e na reflexão teológica. Sem o Espírito não professamos fé em Jesus Cristo, não acolhemos a salvação, não vivemos em comunidade, não adotamos posturas éticas na luta permanente por escolher o bem e evitar o mal.

Michael Böhnke

Nasceu em 1955, é doutor em teologia, professor universitário de Teologia Sistemática na Universidade Wuppertal, na Bélgica, e professor de Teologia do Direito Canônico na Universidade de Münster.

Fonte: Paulinas
Postado por: admin_editora


Compartilhe este conteúdo:



Comentários


Deixe seu comentário


Veja Também

Compreender e acompanhar a pessoa humana
Acompanhar as pessoas é uma atividade que exige teoria, estratégia e uma série de técnicas

A arte de acompanhar
Esta obra mostra o caminho comum a todo tipo de acompanhamento, independentemente de ser terapêutico, educativo, parental, espiritual ou desportivo.

Recordações da minha fé
A obra aborda temáticas centrais da fé cristã, como Deus, Jesus Cristo, Igreja, Salvação, Eucaristia, Oração, em um estilo inédito elaborado pelo autor

Coração nunca se esquece
A autora demonstra, com delicadeza, como são as diversas fases do luto - a incredulidade, a sensação de vazio, a raiva e a tristeza, até chegar à aceitação - e a importância de falar dos sentimentos

São José, homem justo, esposo e pai
Vamos conhecer a vida daquele que foi pai adotivo do Filho de Deus, educador daquele que deu a vida por nós, Jesus Cristo

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados