BUSCA

Lançamentos

Exortação apostólica pós-sinodal Querida Amazônia

Data de publicação: 28/02/2020

'A AMAZÔNIA QUERIDA apresenta-se aos olhos do mundo com todo o seu esplendor, o seu drama e o seu mistério.' Assim se inicia a Exortação Apostólica Pós-Sinodal, escrita pela Papa Francisco. A Amazônia e seus dilemas esteve presente de modo especial no Sínodo que se realizou em Roma de 6 a 27 de outubro de 2019.

Com esta Exortação, o Papa diz querer expressar as ressonâncias que provocou nele este percurso de diálogo e discernimento. Diz ele: 'Desejo apenas oferecer um breve quadro de reflexão que encarne na realidade amazônica uma síntese de algumas grandes preocupações já manifestadas por mim, que ajude e oriente para uma recepção harmoniosa, criativa e frutuosa de todo o caminho sinodal'.
O Papa apresenta quatro grandes 'sonhos' para a Amazônia:

1) Sonho com uma Amazônia que lute pelos direitos dos mais pobres, dos povos nativos, dos últimos, de modo que a sua voz seja ouvida e sua dignidade promovida.
2) Sonho com uma Amazônia que preserve a riqueza cultural que a caracteriza e na qual brilha de maneira tão variada a beleza humana.
3) Sonho com uma Amazônia que guarde zelosamente a sedutora beleza natural que a adorna, a vida transbordante que enche os seus rios e as suas florestas.
4)Sonho com comunidades cristãs capazes de se devotar e encarnar de tal modo na Amazônia, que deem à Igreja rostos novos com traços amazônicos.

Por fim, a Exortação convida toda a Igreja a se deixar enriquecer e interpelar, de modo que todos se empenhem na sua aplicação e que, de alguma forma, possa inspirar todas as pessoas de boa vontade.

Fonte: Paulinas
Postado por: admin_editora


Compartilhe este conteúdo:



Comentários


Deixe seu comentário


Veja Também

Direitos humanos e justiça ambiental: múltiplos olhares
Que este livro nos inspire a refletir sobre as graves violações dos direitos humanos causadas pela crise ambiental e que nos dê ânimo para criar, através das nossas ações, um mundo melhor e mais justo.

Carta Apostólica em forma de Motu Proprio Antiquum Ministerium
Por meio deste Motu Proprio, o Papa Francisco estabelece formalmente o Ministério laical de catequista

Palavras
“Uma imagem talvez valha por mil palavras, mas uma palavra desperta a imaginação para um número infinito de imagens... e de maneiras de encarar o mundo.”

Compreender e acompanhar a pessoa humana
Acompanhar as pessoas é uma atividade que exige teoria, estratégia e uma série de técnicas

A arte de acompanhar
Esta obra mostra o caminho comum a todo tipo de acompanhamento, independentemente de ser terapêutico, educativo, parental, espiritual ou desportivo.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados