BUSCA

Lançamentos

Um irmãozinho especial

Data de publicação: 06/03/2020

Mamãe e Papai Coelho esperam um filhotinho, que será irmão dos gêmeos Ana e Miguel. Ao nascer, os animais que acompanhavam o parto se surpreendem: o filhote tem orelhas caídas, o rabinho é esquisito, as costas são arqueadas, os dentes são pequenos, os bigodes são tortos... Todos concordam: não parece nada bem! A velha e sábia coruja é chamada e explica: o filhote é um pouco diferente, tem algumas fragilidades e, por isso, enfrentará algumas dificuldades, mas passará por todas elas se a família e os amigos estiverem por perto e o apoiarem. Afinal, cada animal tem características próprias e estar no mundo é uma grande conquista!

 

Este livro conta uma história terna e delicada, assim como são as ilustrações que a acompanham. No meio da floresta, com Ana e Miguel, há algo, aliás, alguém importante a conhecer: é o novo irmãozinho deles. Um nascimento esperado por todos, mas ainda assim surpreendente. Por quê? É preciso ler a história para descobrir.

Com Ana, Miguel e a sábia coruja, as crianças podem aprender sobre um tema que, para nós, adultos, às vezes, pode ser complicado explicar: o encontro com pessoas com deficiência. Afinal, elas convivem com a deficiência de amigos, de colegas de escola, às vezes até de irmãos mais novos. Então, por que não transformar essas páginas em um momento de leitura, reflexão e atividades compartilhadas?

Um irmãozinho especial pode ajudar os pequenos a praticar a leitura, ao favorecer seu interesse pelas delicadas ilustrações que enriquecem o texto.

Nas últimas páginas, algumas atividades lúdicas e criativas podem ser um estímulo adicional para um maior envolvimento das crianças.