Notícias
O Verbo se fez poesia: a Revelação de Deus na abordagem poética de José Tolentino Mendonça
Data de publicação: 15/12/2020
A partir do conceito-chave da Revelação, Pedro Rubens Ferreira Oliveira faz uma releitura das obras de José Tolentino Mendonça, editadas no Brasil neste decênio por Paulinas Editora.
Primeiro, em A LEITURA INFINITA (2015), aparece, explicitamente, a dinâmica fundamental da fé entre “escondimento e revelação”.
A CONSTRUÇÃO DE JESUS (2018), segunda obra estudada, apresenta como a dinâmica narrativa de Lucas está a serviço da revelação do profeta de Nazaré.
Em terceiro lugar, o livro NENHUM CAMINHO SERÁ LONGO: PARA UMA TEOLOGIA DA AMIZADE (2013), constatando o desgaste da palavra amor, mostra, nas Escrituras, um Deus que se revela como amigo da humanidade.
Em quarto lugar, caberá falar da revelação de Deus e do ser humano a partir da sede e da falta, tema da obra ELOGIO DA SEDE (2018).
Enfim, o artigo indica, em conclusão, nas filigranas de outros livros do autor, como o tema da Revelação não é menos presente. Eis um guia de leitura deste grande literato, exegeta e teólogo.
Texto completo em:
https://revistas.pucsp.br/index.php/teoliteraria/article/view/49844
Link dos livros:
Leitura infinita (A) - Paulinas
Construção de Jesus (A) - Paulinas
Fonte:
Paulinas
Postado por:
admin_editora
Veja Também
Catequistas Brasil
Paulinas estará presente neste encontro que reúne milhares de catequistas de 3 a 5 de fevereiro de 2023
150 anos do nascimento de Santa Teresinha do Menino Jesus
Santa Teresinha, nomeada “Doutora da Igreja” pelo Papa João Paulo II, em 1997, possui grande influência mundial e será homenageada pelo UNESCO
Homilia do Papa Francisco nas exéquias do Sumo Pontífice Emérito Bento XVI
Praça São Pedro, quinta-feira, 5 de janeiro de 2023: “Bento, fiel amigo do Esposo, que a tua alegria seja perfeita escutando definitivamente e para sempre a sua voz!”
O testamento espiritual de Bento XVI
A Santa Sé tornou público o testamento espiritual do Papa Emérito Bento XVI
Morre Bento XVI
O papa emérito Bento XVI morreu em 31 de dezembro de 2022, com a idade de 95 anos, encerrando uma vida cheia de eventos de um clérigo que proclamou a “eterna alegria” de Jesus Cristo e chamou a si mesmo de “humilde trabalhador” na vinha do Senhor