BUSCA

Lançamentos

Educação em pauta: fomentando novos olhares

Data de publicação: 09/09/2021

O livro apresenta diálogos e reflexões compartilhadas por dois grandes amigos e especialistas sobre o papel da educação, a formação docente, a pedagogia da convivência, os desafios e as perspectivas do uso das novas tecnologias digitais, da comunicação e da informação, as novas aprendizagens quanto à forma e ao conteúdo, bem como sobre os fatores que contribuem para o alcance do sucesso educacional e de vida. No primeiro capítulo, eles lançam um olhar sobre a pessoa do professor, sua formação e a dimensão relacional com os alunos. A seguir, tratam dos referenciais adotados na prática docente e o quanto esses referenciais são trazidos das experiências vivenciadas pelos professores quando eles mesmos eram alunos. No capítulo três, explicam a importância de uma formação relacional para o estabelecimento de vínculos entre professor e aluno e da valorização e reconhecimento social do professor. Na sequência, abordam a questão da forma como o conteúdo deve ser transmitido pelo professor para que a aprendizagem seja efetiva por parte dos alunos. O capítulo cinco trata do uso das novas tecnologias da informação e da comunicação e da ressignificação das aprendizazens, em que o professor exerce papel fundamental. No capítulo seis refletem sobre os aprendizados relacionais proporcionados pelo isolamento social durante a pandemia da Covid-19. Ao final, concluem desejando que tais reflexões despertem a possibilidade de novos olhares quanto à consolidação de hábitos, o reconhecimento de valores e a formação do caráter dos diversos atores educacionais, e, principalmente, dos alunos.


Amaro França é especialista em gestão educacional, com experiência nos diferentes níveis de ensino da Educação Básica e Superior. Atualmente, é Diretor Executivo do Colégio Sagrado Coração de Maria (Sacré-Coeur de Marie) – Copacabana/Rio de Janeiro. Executivo da França Consultoria Educacional, escritor, articulista da revista Família Cristã e em revistas de educação. Palestrante sobre práticas de gestão, formação de professores, liderança educacional e corporativa. Recebeu os prêmios “Gestor Educacional do Ano – 2016”, “Personalidades Gold” e o título “Comendador da Educação”.

Luiz Schettini Filho é psicólogo clínico, teólogo e filósofo. Professor de Psicologia da Educação na UFRPE. Professor de Filosofia da Comunicação na Universidade Católica de Pernambuco. Palestrante no Brasil e no exterior. Assessor na área de Psicologia da Educação em instituições educacionais de dezoito estados brasileiros. Autor de livros nas áreas de Psicologia da Educação, Relações Educacionais e Psicologia da Adoção. Recebeu o Mérito Judiciário – Comendador – pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

Conheça mais em:
Educação em pauta - Paulinas