BUSCA

Notícias

Papa Francisco publica Carta Apostólica DESIDERIO DESIDERAVI

Data de publicação: 12/07/2022

Foi publicada na quarta-feira, 29 de junho, Solenidade de São Pedro e São Paulo, em Roma, a Carta Apostólica Desiderio desideravi sobre a formação litúrgica do povo de Deus. O texto busca recordar o significado profundo da celebração eucarística tal como emergiu do Concílio e para convidar à formação litúrgica. São 65 parágrafos nos quais reelabora os resultados da sessão plenária do Dicastério do Culto Divino em fevereiro de 2019 e segue o Motu Proprio Traditionis custodes, reafirmando a importância da comunhão eclesial em torno do rito resultante da reforma liturgia pós-conciliar.

A Carta começa com um comunicado oficial do Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos:

O tom do Documento não é o de uma instrução ou de um diretório: trata-se, antes, de um texto de meditação, com um vívido caráter bíblico, patrístico e litúrgico, que oferece muitas motivações para compreender a beleza da verdade da Celebração Litúrgica.

Da Liturgia nasce e se fortalece a comunhão vivida na caridade fraternal, primeira e mais eficaz testemunha do Evangelho. [...]

Em diversos pontos, o Santo Padre afirma não ter a intenção de abordar as questões de maneira a esgotá-las: são oferecidas, todavia, muitas indicações sobre o significado teológico da Liturgia, sobre a necessidade de uma formação litúrgica séria e vital para todo o Povo de Deus e sobre a importância formativa de um ars celebrandi que dissesse respeito não somente a quem preside.

Diante do desejo ardente de Jesus (Desiderio desideravi – Lc 22,15) de nos fazer partícipes do seu Corpo e do seu Sangue, não podemos fazer outra coisa senão acolher o convite que o Santo Padre dirige a todo o Povo de Deus: “Abandonemos as controvérsias para ouvirmos juntos o que o Espírito diz à Igreja, guardemos a comunhão, continuemos a nos maravilhar com a beleza da Liturgia. A Páscoa nos foi dada, deixemo-nos envolver pelo desejo que o Senhor continua a ter de poder comê-la conosco. Sob o olhar de Maria, Mãe da Igreja” (n. 65).


Fonte: https://www.cnbb.org.br/carta-apostolica-desiderio-desideravi-formacao-liturgica/