BUSCA

Notícias

65º Semana Monteiro Lobato

Data de publicação: 17/04/2017



Na semana de 17 a 23 de abril acontece a 65ª Semana Monteiro Lobato em Tuabaté, criada quatro anos após a morte do escritor, pelo jornalista Oswaldo Barbosa Guisard, por Gentil de Camargo e Cesídio Ambrogi, amigos pessoais de Monteiro Lobato.

A programação, que contempla exposições, palestras sobre leitura, sessões de autógrafos, oficinas literárias, contação de histórias e lançamentos de livros, é uma realização da Almanaque Urupes..


Vera Esaú, gerente de Relações Institucionais, representará a CBL no evento no dia 20 de abril às 20h, com a palestra “Mercado do Livro e Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil”.


Confira a programação completa da Semana Monteiro Lobato:

Segunda-feira – 17 de abril

Abertura da exposição “Donas da Rua das Artes” da Mauricio de Sousa Produções e “Retrorreciclagem” do ilustrador e designer Bruno Honda Exposição Retrorreciclagem: A instalação reúne obras feitas com material recicláveis pelo designer e ilustrador Bruno Honda. No espaço haverá peças como os Olavos, que dão nome á mostra, Monteiro Lobato, Emília e Jeca Tatu, feitos de caixa de papelão, Amy feita em embalagem de desodorante eum Batman recriado emPedra. No local, serão realizadas oficinas gratuitas sobre reciclagem para crianças.

Exposição Donas da Rua das Artes: Organizada pela Mauricio de Sousa Produções, a exposição conta com quadros de 23 artistas que fazem uma releitura de 13 personagens do Projeto Donas da Rua, pelo empoderamento das meninas, mostrando a representatividade das mulheres nas artes. Na mostra há obras do coletivo Clube do Bordado que bordou Dorinha, personagem inspirada em DorinaNowill; da ilustradora MarcellaTamayo que imaginou uma Mônica que brinca, rala o joelho e nunca perde a majestade; de Ana Lage que uniu Bonga e a rapper KarolConka para mostrar o poder das mulheres negras e de Simone Siss que imaginou uma Cascuda coberta de todas as suas cores.
 
Terça-feira – 18 de abril

20h – Palestra“Mentira que parece verdade: os jovens não leem e não gostam de ler” com  prof. João Luís Ceccantini do Instituto Pró-Livro Professor e pesquisador de literatura infanto-juvenil João Luís Ceccantino éco-autor da obra Monteiro Lobato, livro a livro: obra infantil e autor do texto “Mentira que parece verdade: os jovens não leem e não gostam de ler” publicado no livro Retratos da Leitura no Brasil 4 do Instituto Pró-Livros.

Quarta-feira – 19 de abril

20h – Palestra “Furação da Botucúndia”com Vladimir Sacchetta Vladimir Saccheta éum dos maiores pesquisadores do escritor Monteiro Lobato no país.

Foico-autor do livro “Monteiro Lobato: Furação na Botocúndia”, ganhador do prêmio  Jabuti nas categorias Ensaio e Biografia , e Livro do Ano outorgados pela Câmara Brasileira do Livro em 1998; curador e diretor geral do projeto Memória 1998/Monteiro Lobato e consultor da Editora Globo na reedição da obra adulta e infantil de Monteiro Lobato. Formado em direito e jornalismo é diretor da Porviroscópio Projetos e Conteúdos.

 

Fonte: CBL
Postado por: admin_editora


Compartilhe este conteúdo:



Comentários


Deixe seu comentário


Veja Também

Bienal do livro de São Paulo
Uma das grandes novidades da Bienal Internacional do Livro de São Paulo (03 a 12/08) será a vinda de editores latino-americanos e de Sharjah que participarão de um programa de fellowship entre os dias 31 de julho e 4 de agosto.

Sínodo dos Bispos para Pan-amazônia
O Papa Francisco estabeleceu que a assembleia especial do Sínodo dos Bispos para a Pan-amazônia, programada para outubro de 2019, terá como tema: “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e por uma ecologia integral”.

Campanha da Fraternidade 2018
Está em fase final a preparação para a Cerimônia de Lançamento da Campanha da Fraternidade (CF) 2018 a ser realizada na Quarta-Feira de Cinzas, dia 14/02, às 10h, no auditório da sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília-DF.

XII Congresso Mariológico
A Academia Marial de Aparecida, em parceira com a Faculdade Dehoniana de Taubaté, promovem o XII Congresso Mariológico, com o tema “O rosto Mariano da Igreja”, de 16 a 19 de maio deste ano.

64º Semana Monteiro Lobato
64º Semana Monteiro Lobato

1 2 3 4 5 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados