BUSCA

Lançamentos

Drogas, crimes e prisões

Data de publicação: 14/03/2019

A obra apresenta as raízes da criminalidade que aumenta a cada dia. Para tanto, investiga o fenômeno do encarceramento em massa diretamente relacionado com a política de guerra às drogas que atinge, principalmente, a juventude pobre e negra. Questiona a prisão no combate à violência, com o mito da ressocialização, mostrando a realidade das nossas prisões superlotadas.

O livro discorre sobre algumas medidas que poderiam ser adotadas para mudar a realidade trágica do nosso sistema prisional e a necessidade de proporcionar um tratamento digno aos encarcerados. Em uma sociedade que assiste perplexa a um processo de desumanização das relações sociais, o livro trata de questões imprescindíveis sobre o projeto de sociedade que estamos construindo.


Alan Paiva é advogado criminal, formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA e membro da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Luís. É autor dos livros Amor sem limites: a luta contra as drogas (Paulinas Editora), O caso Pontes Visgueiro: da barbárie ao feminicídio (Ed. Clara), e do livro de contos Encontro em Buenos Aires (inédito), que conquistou o segundo lugar no Concurso Literário Cidade de São Luís, realizado pela Fundação Municipal de Cultura.