BUSCA

Lançamentos

O laicato na Igreja e no mundo: um gigante adormecido e domesticado

Data de publicação: 27/06/2019

Este livro aborda a questão do laicato na Igreja e no mundo, em três momentos: sua situação atual, sua identidade e, finalmente, sua missão na Igreja e no mundo.

Com relação à situação atual do laicato, uma vez feita a referência a seu potencial grandemente minimizado pelo clero, menciona os avanços e retrocessos em relação à renovação conciliar e à tradição eclesial libertadora latino-americana, seguido de como a Conferência de Aparecida e o Papa Francisco veem o laicato, hoje.

Em um segundo momento, faz uma abordagem da identidade e vocação do laicato, a partir do itinerário da Igreja, caracterizando, em grandes linhas, sua concepção na eclesiologia pré-conciliar, às vésperas do Concílio e, particularmente, no Vaticano II.

O terceiro momento, com relação à missão do laicato na Igreja e no mundo, é enfocado a partir do “tria munera ecclesia” – o três múnus da Igreja – o múnus profético, o múnus sacerdotal e o múnus da caridade, conferidos pelo Batismo a cada membro do Corpo que conforma a Igreja, do qual Cristo é a Cabeça.

A abordagem está argumentada a partir de alguns referenciais obrigatórios relativos ao laicato, como os documentos do Vaticano II (1965), as Exortações Evangelii Nuntiandi (1975) de Paulo VI, Christifideles Laici (1988) de João Paulo II e Evangelii Gaudium (2013) do Papa Francisco, assim como os documentos das Conferências de Medellín (1968), Puebla (1979), Santo Domingo (1992) e Aparecida (2007).

O texto, em linguagem direta e sintética, tem dez pequenos capítulos, agrupados em três seções. Ao final de cada capítulo, para o leitor ter um contato direto com os documentos do magistério, é apresentado um pequeno extrato da Palavra da Igreja sobre o laicato, que serve como ilustração e leitura complementar do conteúdo abordado.

 

AGENOR BRIGHENTI é presbítero da Diocese de Tubarão, SC, doutor em Ciências Teológicas e Religiosas pela Universidade Católica de Louvain, Bélgica. Professor-pesquisador na PUC de Curitiba e professor-visitante no Instituto Teológico-Pastoral do Conselho Episcopal Latino-americano, em Bogotá. Membro da Equipe de Reflexão Teológica do CELAM e do Grupo de Teologia Ibero-americana. Foi perito do CELAM na Conferência de Santo Domingo e da CNBB em Aparecida. Autor de dezenas de livros e de mais de uma centena de artigos científicos, publicados no país e no exterior.

 

 

ISBN: 9788535645170

Páginas: 120

Edição: 1

Idioma: português

Formato: 14,0 x 21,0

Fonte: Paulinas
Postado por: admin_editora


Compartilhe este conteúdo:



Comentários


Deixe seu comentário


Veja Também

Coração nunca se esquece
A autora demonstra, com delicadeza, como são as diversas fases do luto - a incredulidade, a sensação de vazio, a raiva e a tristeza, até chegar à aceitação - e a importância de falar dos sentimentos

São José, homem justo, esposo e pai
Vamos conhecer a vida daquele que foi pai adotivo do Filho de Deus, educador daquele que deu a vida por nós, Jesus Cristo

Novena do poder de Deus: Abrindo o coração ao poder de Deus
"Pai do Céu, me dai força. Jesus Cristo, me dai poder. Maria Santíssima, me dai coragem, para essa batalha eu vencer, sem morrer, sem me abater, sem o juízo perder

O Espírito faz novas todas as coisas: Novena ao Espírito Santo
A novena do Espírito Santo é um momento privilegiado para contemplar o amor misericordioso de Deus por nós

A graça de recomeçar: Quinze palavras para renascer da dor do luto
Um livro bonito e sincero, que ajuda o leitor a reconhecer e elaborar seu sofrimento para então recomeçar a viver

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados