BUSCA

Lançamentos

A teologia do povo: raízes teológicas do Papa Francisco

Data de publicação: 09/08/2019

Graças ao Papa Francisco, o mundo descobriu a existência da 'teologia do povo', uma variante argentina da 'teologia da libertação'.

O autor mostra com veemência, na primeira parte, que essa teologia tem raízes na cultura de um povo pobre e crente, no qual ela é levada a reconhecer uma forma de 'sabedoria' especificamente cristã. Levando em conta mediações tanto científicas como filosóficas, exigidas pela inteligência da fé, ela bebe sem cessar nas fontes vivas de um evangelho vivido pelo povo dos pobres, dos pequenos e dos simples.

A segunda parte da obra revela a que ponto essa prática da teologia esclarece a maneira como o papa governa a Igreja, em um diálogo sincero e aberto com as religiões, os povos e as culturas. Assim, é destacado o espírito no qual ele tende a favorecer, em nossa época de globalização, a paz, a solidariedade e a justiça para com os excluídos.

A tradução do presente livro para o português resgata esse importante teólogo argentino, cujo itinerário pessoal e as posições teológicas se cruzam diretamente com o jesuíta Jorge Mario Bergoglio e se fazem presentes nos ensinamentos do atual papa.

 

Juan Carlos Scannone, jesuíta argentino, doutor em Filosofia e teólogo muito conhecido no mundo hispânico e, de modo particular, na América Latina, é confrade e amigo de longa data do Papa Francisco, com quem está sintonizado teologicamente. É autor de uma obra considerável nas áreas de Filosofia e Teologia, tendo participado da elaboração da teologia da libertação na Argentina. Este é o primeiro livro do autor publicado por Paulinas no Brasil.

 

Fonte: Paulinas
Postado por: admin_editora


Compartilhe este conteúdo:



Comentários


Deixe seu comentário


Veja Também

Direitos humanos e justiça ambiental: múltiplos olhares
Que este livro nos inspire a refletir sobre as graves violações dos direitos humanos causadas pela crise ambiental e que nos dê ânimo para criar, através das nossas ações, um mundo melhor e mais justo.

Carta Apostólica em forma de Motu Proprio Antiquum Ministerium
Por meio deste Motu Proprio, o Papa Francisco estabelece formalmente o Ministério laical de catequista

Palavras
“Uma imagem talvez valha por mil palavras, mas uma palavra desperta a imaginação para um número infinito de imagens... e de maneiras de encarar o mundo.”

Compreender e acompanhar a pessoa humana
Acompanhar as pessoas é uma atividade que exige teoria, estratégia e uma série de técnicas

A arte de acompanhar
Esta obra mostra o caminho comum a todo tipo de acompanhamento, independentemente de ser terapêutico, educativo, parental, espiritual ou desportivo.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados