BUSCA

Lançamentos

O Espírito do Senhor: força dos fracos

Data de publicação: 29/08/2019

Há mais de cinquenta anos, ouvem-se vozes na Igreja Latina a pedir que, juntamente com a Cristologia, elabore-se uma teologia do Espírito Santo (ou Pneumatologia). A ausência de uma vivência e de uma teologia do Espírito produz graves consequências negativas para a vida das pessoas, para a Igreja e para a visão da história. Às vezes, esta asfixiante ausência do Espírito foi remediada com sucedâneos devotos, o que não é saudável, como tampouco o é chegar ao extremo contrário de defender um Espírito à margem de Jesus de Nazaré, o Cristo.

Diante desde déficit de Espírito, é sempre útil enriquecer-nos com a visão pneumatológica do Oriente cristão, muito sensível ao Espírito do Senhor que enche o universo. No entanto, podemos perguntar-nos se há outros caminhos para descobrir e ter acesso ao Espírito a partir de outros lugares sociais e teológicos, concretamente, a partir dos pobres.

Na Escritura, de fato, o Espírito sempre está presente nos momentos de crise, de dificuldade, de pobreza, de morte, desde o caos original dos começos da criação até o Apocalipse, passando pelos profetas de Israel e pelo Espírito que brota do lado ferido do Crucificado. De igual modo, detectamos na história da Igreja a presença profética do Espírito precisamente nos tempos de noite escura eclesial e social, em meio ao silêncio do magistério e da teologia oficial.

Daí, podemos deduzir que o Espírito do Senhor, que age onde e como quer, age a partir da base, clama a partir dos pobres e sempre em função deles, pois é o 'Pai amoroso do pobre', como canta o hino medieval 'Vem, Espírito Santo!'.
Esta reflexão, escrita a partir da América Latina, pode converter-se em fonte de esperança e compromisso em momentos difíceis, e ajudar-nos a sintonizar com a Igreja do Papa Francisco, muito sensível à ação vivificante e alegre do Espírito na Igreja e no mundo de hoje.

Fonte: Paulinas
Postado por: admin_editora


Compartilhe este conteúdo:



Comentários


Deixe seu comentário


Veja Também

A Palavra de Deus em palavras humanas
Pode ser trabalhoso descascar e espremer uma laranja. Quem, porém, sabe como é delicioso e nutritivo o suco dela, não irá temer o esforço. Assim também é com a Sagrada Escritura.

Pedagogia da alegria
Uma senda para encontrar a vivacidade

Cristo vive e nos chama a viver
A exortação apostólica Christus Vivit à luz da Iniciação à Vida Cristã

Deficiência intelectual e síndromes infantis - Caracterização e orientações
As neurociências proporcionam explicações coerentes com as deficiências e síndromes. Este livro surge com o propósito de esclarecer e oferecer conhecimento, que é o primeiro e mais significativo passo para a inclusão

Amazônia: Novos caminhos nas relações entre homem e mulher
A Amazônia ganha relevância para as reflexões e opções eclesiais e políticas, seja por sua importância ecossistêmica, seja por suas particularidades culturais

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados