BUSCA

Lançamentos

Projeto missionário

Data de publicação: 06/09/2019

O autor, Paulo Suess, apresenta o Projeto missionário do Papa Francisco que tem seu foco na "alegria do Evangelho" (Evangelii gaudium) e na "Igreja em saída". Francisco se revelou como discípulo missionário de Jesus de Nazaré, Francisco de Assis e Inácio de Loyola, com uma mística trifásica profunda.

O Papa Francisco convida a comunidade missionária com realismo e poesia a "envolver-se", "acompanhar" e "frutificar" a partir da vida real. Os discípulos missionários tocam "a carne sofredora de Cristo no povo" e "contraem assim o 'cheiro de ovelha'" (EG 24) e a poeira da estrada: "Na sua encarnação, o Filho de Deus convidou-nos à revolução da ternura" (EG 88).

O que Deus nos pede, o Papa Francisco descreve por meio de quatro pilares de uma teologia pastoral em chave missionária:

a) abandonar o imobilismo e tradicionalismo e o cômodo critério pastoral: "fez-se sempre assim" (EG 33);

b) "Ouvir a todos", o que faz parte de um processo participativo, porque "o próprio rebanho possui o olfato para encontrar novas estradas" (EG 35);

c) "Sair de si ao encontro do outro" (cf. 179), porque a Igreja missionária é uma Igreja "em saída". No outro "está o prolongamento permanente da Encarnação para cada um de nós" (EG 179);

d) concentrar o anúncio no essencial (EG 35), porque "as elaborações conceituais hão de favorecer o contato com a realidade que pretendem explicar, e não nos afastar dela" (EG 194).

Com estilo fluente e sintético, o autor oferece ao leitor um texto atraente e original sobre o projeto missionário do Papa Francisco. Vale a pena ler!

Fonte: Paulinas
Postado por: admin_editora


Compartilhe este conteúdo:



Comentários


Deixe seu comentário


Veja Também

Direitos humanos e justiça ambiental: múltiplos olhares
Que este livro nos inspire a refletir sobre as graves violações dos direitos humanos causadas pela crise ambiental e que nos dê ânimo para criar, através das nossas ações, um mundo melhor e mais justo.

Carta Apostólica em forma de Motu Proprio Antiquum Ministerium
Por meio deste Motu Proprio, o Papa Francisco estabelece formalmente o Ministério laical de catequista

Palavras
“Uma imagem talvez valha por mil palavras, mas uma palavra desperta a imaginação para um número infinito de imagens... e de maneiras de encarar o mundo.”

Compreender e acompanhar a pessoa humana
Acompanhar as pessoas é uma atividade que exige teoria, estratégia e uma série de técnicas

A arte de acompanhar
Esta obra mostra o caminho comum a todo tipo de acompanhamento, independentemente de ser terapêutico, educativo, parental, espiritual ou desportivo.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados