BUSCA

Lançamentos

Introdução à teologia: história e inteligência do dogma

Data de publicação: 04/12/2019

O que significa pensar teologicamente e pensar racionalmente a fé? Qual a especificidade da teologia em relação às doutrinas e aos dogmas que compõem a tradição da fé cristã? O que se entende exatamente com a palavra “teologia”? Estas páginas pretendem fornecer um conjunto de informações referentes a um vasto domínio, tomando por centro gravitacional a teologia dogmática que permanece a grande operadora da disciplina. Mas, definir a tarefa própria dessa disciplina demanda situá-la em todo um conjunto em cujo desenvolvimento ela contribuiu amplamente e do qual ela permanece manifestamente solidária.

Do ponto de vista cristão, a teologia tem por objeto central o evento histórico relatado na Bíblia e que tem seu ápice na vinda, vida, morte e ressurreição de Jesus de Nazaré, proclamado pelos cristãos Cristo e Senhor, e adorado como Deus. Esse evento se prolonga em outra história, a da Igreja, da qual Jesus de Nazaré é simultaneamente fundador e fundamento. Por essa dupla razão, a teologia cristã é sempre história, ciência do homem por excelência.

 

Bernard Sesboüé, teólogo francês e religioso jesuíta. Nasceu em 1929, licenciado em Letras clássicas na Sorbone e doutor em Teologia pela Universidade Gregoriana. É professor emérito da Faculdade de Teologia do Centre Sèvres de Paris. Foi membro da Comissão Teológica Internacional e Consultor do Secretariado para a União dos Cristãos. Dentre suas publicações, organizou a obra coletiva História dos dogmas publicada no Brasil.

 

Fonte: Paulinas
Postado por: admin_editora


Compartilhe este conteúdo:



Comentários


Deixe seu comentário


Veja Também

A árvore da vida e outros símbolos cristãos
Este livro oferece ao público uma obra original. A temática dos símbolos atrai não somente místicos, poetas e artistas, como também estudiosos das tradições religiosas.

O humano na dinâmica da comunicação
Textos de D. Joaquim G. Mol, Elizabeth Saad, Helena Corazza, Ismar O. Soares, Joana T. Puntel, Luís M. Sá Martino, Moisés Sbardelotto

Amor sem DR: construa uma relação amorosa duradoura
O livro é dividido em duas partes: na primeira, a autora trata do relacionamento amoroso do casal e na segunda escreve sobre os filhos como parte desse relacionamento.

Contos de fadas dos Irmãos Grimm
Para esta publicação, com tradução, prefácio e notas de Vera Barkow, Paulinas Editora selecionou cem contos infantis. Fazem parte dos textos mais conhecidos da herança cultural alemã e difundidos em todo o mundo

Direitos humanos e justiça ambiental: múltiplos olhares
Que este livro nos inspire a refletir sobre as graves violações dos direitos humanos causadas pela crise ambiental e que nos dê ânimo para criar, através das nossas ações, um mundo melhor e mais justo.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados