BUSCA

Notícias

O caminho de santidade com Dom Helder Camara

Data de publicação: 24/11/2022

No encerramento do Congresso Eucarístico Nacional, foi anunciado mais um passo para a canonização de Dom Helder Camara, emblemático arcebispo brasileiro que viveu uma luta incansável pela liberdade e a favor dos miseráveis. Dom Helder foi um modelo de pessoa que se doou na caridade, por amor a Cristo e a sua Igreja. Paulinas Editora oferece livros que falam de Dom Helder, para que conheçam sua filosofia de vida.

 

Conheça:

 

A presente obra narra um percurso humano digno dos heróis e dos santos. É impossível não se encantar com o trajeto pessoal de Dom Helder Camara, que vai mostrando como simplicidade e grandeza podem ser pares perfeitos na construção dos grandes homens. Dom Helder soube cuidar do dom da vida, do dom da razão e do dom da fé na construção de si mesmo nos mundos em que foi habitando e nas missões que foi assumindo. Os que conheceram o Bispo dos Pobres não supõem qual terá sido seu trajeto intelectual. A paixão pela justiça, a liderança do episcopado, a resistência às tiranias e a mística profunda beberam diariamente das fontes da fé e da razão. Este livro convida o leitor a passear por entre as estantes das bibliotecas pessoais de Dom Helder. O objetivo é apresentar o Helder leitor, pouco conhecido do grande público, para quem os livros representaram muito mais do que uma fonte de informações. Além de informações sobre as obras que Dom Helder lia e das anotações às margens das páginas, que ele mesmo fazia nesses livros, o livro resgata trechos de cartas, meditações, discursos e anotações que ele fazia em pequenas cadernetas, a maior parte delas apresentadas pela primeira vez ao grande público. O estudo é original e contribui para conhecer o labor que formou a grande personalidade humana e eclesial do Brasil e do mundo.

Fonte: https://www.paulinas.com.br/produto/dom-da-leitura-o-2849

 

 

Nesta obra o autor apresenta reflexões, pertinentes e atuais, com o objetivo de auxiliar os leitores na vida espiritual. Para tanto, integra a investigação e o estudo com a vida pessoal e comunitária, com o compromisso missionário e a caridade fraterna, com a opção pelos pobres e a atenção à vida interior na relação com o Senhor. O livro é composto de três partes. A primeira, a partir da perspectiva da Teologia Espiritual, apresenta uma análise de como o Papa Francisco trata a temática da espiritualidade na Evangelii Gaudium. A segunda parte traz algumas reflexões, a partir do quarto Evangelho, sobre a experiência do encontro e da convivência com Jesus. A terceira narra, especialmente às novas gerações, a parcela da profecia proclamada por Dom Helder. Ele nos convidaria a ajudar o Papa Francisco na missão de espalhar a Alegria do Evangelho, a Cultura do Encontro, a Revolução da Ternura. Além do conteúdo, profundo e questionador, o estilo simples e atraente torna a leitura desta obra prazerosa e gratificante.

Fonte: https://www.paulinas.com.br/produto/francisco-e-helder-sintonia-espiritual-2586

 

 

 

Este livro quer aprofundar o legado de Dom Helder Camara, tendo como objetivo central analisar seu caminho espiritual. Para tanto, além de descrever sua cronologia espiritual, salienta alguns de seus aspectos mais relevantes. A obra procede de duas maneiras: 1) analisa como Helder aplicou sua força místico-espiritual no concreto da vida (capítulos I a V); 2) averigua como ele cultivou essa força (capítulos VI a IX). Para o autor, estudar a trajetória deste notável bispo brasileiro é um privilégio, pois "por sua vida, por sua atuação de pastor, por seu testemunho", Dom Helder é "um autêntico doutor da fé, um genuíno intérprete da verdade evangélica, ante quem os catedráticos de teologia se levantam de suas cátedras e se inclinam". A originalidade desta obra está em apresentar o caminho espiritual de Dom Helder. Não se trata, apenas, de descrever características de sua espiritualidade a partir de um momento fixo de sua vida, mas de caminhar com ele, percebendo quais foram as constantes, as novidades, as mudanças e os progressos (ou as conversões, as humilhações, os novos acentos) no seu modo de viver sob a orientação do Espírito Santo. Por isso, o livro dá grande importância aos próprios textos e relatos do Arcebispo. Ao caminhar com Dom Helder, percebe-se, numa perspectiva diferente e mais profunda, como ele viveu unido "à Vida divina da Santíssima Trindade" e, em "união com Cristo", no decorrer do processo histórico-espiritual, que envolveu sua vida e ministério. A análise leva à conclusão de que Dom Helder foi um modelo de pessoa que se doou na caridade, por amor a Cristo e a sua Igreja. Seu profundo relacionamento pessoal com Cristo era expresso no calor de seu amor, na bondade de seu coração, na verdade de suas palavras, no alento dado à esperança, na beleza de sua prece. Para efetivar esta pesquisa de Teologia Espiritual sobre Dom Helder Camara o autor colocou em diálogo quatro exigências importantes: a experiência, a hermenêutica, a sistemática e a mistagogia.

Fonte: https://www.paulinas.com.br/produto/caminho-espiritual-de-dom-helder-camara-o-2154

 

Fonte: Paulinas
Postado por: admin_editora


Compartilhe este conteúdo:



Comentários


Deixe seu comentário


Veja Também

Catequistas Brasil
Paulinas estará presente neste encontro que reúne milhares de catequistas de 3 a 5 de fevereiro de 2023

150 anos do nascimento de Santa Teresinha do Menino Jesus
Santa Teresinha, nomeada “Doutora da Igreja” pelo Papa João Paulo II, em 1997, possui grande influência mundial e será homenageada pelo UNESCO

Homilia do Papa Francisco nas exéquias do Sumo Pontífice Emérito Bento XVI
Praça São Pedro, quinta-feira, 5 de janeiro de 2023: “Bento, fiel amigo do Esposo, que a tua alegria seja perfeita escutando definitivamente e para sempre a sua voz!”

O testamento espiritual de Bento XVI
A Santa Sé tornou público o testamento espiritual do Papa Emérito Bento XVI

Morre Bento XVI
O papa emérito Bento XVI morreu em 31 de dezembro de 2022, com a idade de 95 anos, encerrando uma vida cheia de eventos de um clérigo que proclamou a “eterna alegria” de Jesus Cristo e chamou a si mesmo de “humilde trabalhador” na vinha do Senhor

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados