BUSCA

Ninfa Parreiras

Conheço a Editora Paulinas desde os tempos em que comecei a trabalhar na FNLIJ – Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (no Rio de Janeiro), lá nos anos de 1980. Muito bom acompanhar a trajetória de uma editora que tem um compromisso humanista, cultural e literário.


Foi em 2009 que tive o livro POEMAS DO TEMPO publicado por essa editora que tanto admiro. Depois veio o livro de contos e crônicas HISTÓRIAS D’ALÉM MAR. E, mais recentemente, DONANA E TITONHO foi feito na parceria com André Neves que assina as ilustrações. O livro tem nos trazido muitas láureas e reconhecimentos (Finalista do Prêmio Jabuti, Altamente Recomendável FNLIJ, 30 melhores Livros do Ano Revista Crescer, 40 Melhores Livros do Ano Revista Philos, 2º lugar Prêmio Biblioteca Nacional e Seleção Catálogo FNLIJ para a Feira de Bolonha).


Esse conto aborda o protagonismo de um casal de catadores, pessoas despercebidas e pouco reconhecidas na nossa sociedade. Não foi fácil escrever sobre pobreza, desamparo, lixo, resto, loucura, fome, tempestade, velhice, trabalho, dignidade, família, amor... Fiquei um longo tempo no trabalho de lapidar e burilar o texto. Precisei cortar palavras e buscar um ritmo próprio, de quem aprende a conviver com aquilo que não serve para mais nada. Foi transformar esse resto em uma história com vida. Gosto disso. De pegar alguma coisa descartada e virar outra coisa. Isso tem a ver com o ofício da escrita: dar vida nova a palavras que estão caladas, esquecidas ou adormecidas.

Agora, é gratificante saber que o livro tem sido lido por diferentes públicos do Brasil e do exterior. Recebo cartas, comentários e mensagens de gentes de todas as idades que me perguntam sobre o que aconteceu com Donana e Titonho. Sabe que eu não sei!

Se alguém tiver visto Donana e Titonho por aí, me conte, que coleciono histórias de catadores e de pessoas que precisam morar nas ruas. Gosto de dar voz a esse pessoal anônimo e esquecido. É uma boa cutucada, não acha? E já até me chamaram de “Doninfa”. Adorei! Afinal, cada personagem que crio tem tanto de mim!


Compartilhe este conteúdo:



Espaço do Autor

Dr. Silvio Bromberg

Bernard Sesboüé

Bruno Carneiro Lira

Joan Chittister

Cris Eich

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados